Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicados editais de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação, ensino médio e técnico da UFPB

publicado: 22/05/2023 15h08, última modificação: 22/05/2023 15h08
No total serão 1.210 bolsas, sendo 635 custeadas inteiramente pela UFPB

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou na última sexta-feira (19) a retificação dos editais nº 01/2023, 02/2023 e 03/2023 para seleção de projetos de iniciação científica a serem realizados entre setembro de 2023 e agosto de 2024.

Conforme anunciado em matéria anterior, o total de bolsas concedidas para a graduação será de 1.151. Destas 1.084 bolsas PIBIC, sendo 494 financiadas pelo CNPq e 590 pela UFPB; 07 bolsas PIBIC-AF/CNPq; e 60 bolsas PIBITI, sendo 30 pagas pelo CNPq e 30 com investimento da Universidade. O valor mensal das bolsas será de R$ 700,00.

Além destas bolsas, o edital nº 01/2023 também contempla inscrições para projetos com bolsistas voluntários, no Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI).

Já para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio do CNPq (PIBIC-EM/CNPq), regido pelo edital nº 02/2023, serão concedidas 111 bolsas, no valor de R$ 300 mensais. Enquanto para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (PIBIC-TEC/ETS), regido pelo edital nº 03/2023, serão 15 bolsas, no valor de R$ 400 mensais.

Os interessados devem estar atentos aos novos cronogramas dos editais, as inscrições poderão ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), de 25 de maio a 19 de junho.

Outra novidade dos editais retificados é que, além dos docentes titulares, docentes visitantes e pós-doutorandos, os Técnicos Administrativos (Taes) com titulação de doutor também poderão submeter projetos para concorrer às cotas com bolsas remuneradas.

Já para os programas PIVIC e PIVITI, para bolsistas voluntários, podem inscrever projetos os docentes com a titulação mínima de mestre ou pesquisadores de pós-doutorado e Taes com titulação de doutor.

Mais uma novidade dos editais retificados é que, para a classificação geral dos projetos, a pontuação dos artigos científicos publicados em periódicos será computada considerando a produção científica em periódicos classificados, no Qualis/CAPES 2017-2020 de periódicos, abrangendo os estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4.

A participação nos certames compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de trabalho e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual pelo pesquisador interessado. Cada proponente poderá cadastrar até dois projetos de pesquisa.

Os pesquisadores da modalidade Pós-doutorado (PNPD) e Técnicos Administrativos (Taes) deverão entrar em contato com o servidor Rogério Barbosa, pelo e-mail rogerio@propesq.ufpb.br, para envio de todas as informações necessárias para a inscrição.

Informações adicionais sobre os editais poderão ser solicitadas pelo telefone: 3216-7570, ou ainda pelos e-mails cgpaic@propesq.ufpb.br e portal@propesq.ufpb.br .

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins