Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ranking da Folha aponta UFPB como 31ª melhor universidade do país

Ranking da Folha aponta UFPB como 31ª melhor universidade do país

publicado: 13/11/2023 17h57, última modificação: 13/11/2023 17h57
Curso de Relações Internacionais está em 1º no Nordeste

131120231.jpg

A Folha de São Paulo divulgou o Ranking Universitário Folha (RUF), uma lista que classifica as melhores universidades e cursos do país. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aparece na 31ª posição, com uma nota geral de 80,18.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Nele estão classificadas as 203 universidades brasileiras, pública e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A nona edição da publicação avaliou mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos.

Entre as universidades públicas, a UFPB é a 29ª colocada e, levando em conta apenas as universidades da região Nordeste, ela ocupa a 6ª posição.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, de acordo com os dados do último Censo da Educação Superior. Na avaliação, o curso de Relações Internacionais da UFPB ocupa a 9ª posição no Brasil e 1ª no Nordeste. Outros cursos da UFPB aparecem entre os 20 primeiros no ranking, no país, como o curso de Artes Plásticas e Visuais que ficou na 17ª posição, Ciências Contábeis, na 14ª, Engenharia Civil, na 12ª, Engenharia Elétrica, 14º, Farmácia, 20ª, Fisioterapia, 11ª, e Medicina, 18ª.

Confira o ranking dos cursos.

Texto: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro