Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB veta parcialmente artigo de resolução do Consepe que restringia atividades dos docentes do EBTT
conteúdo

Notícias

Reitor da UFPB veta parcialmente artigo de resolução do Consepe que restringia atividades dos docentes do EBTT

publicado: 07/03/2024 15h30, última modificação: 07/03/2024 15h30
Veto do Reitor Valdiney Gouveia suprime o termo “exclusivamente” e possibilita que docentes de EBTT exerçam funções na graduação, pós-graduação e pesquisa

Foto: Gustavo Ribeiro

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Gouveia vetou parcialmente artigo de Resolução aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que restringia atividades de ensino, pesquisa e extensão aos docentes do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O veto foi publicado nesta quinta-feira (07) no Boletim de Serviço da UFPB, na pág. 6.

A resolução, aprovada em reunião ordinária do Consepe de 28 de fevereiro, dispõe sobre o estabelecimento de critérios para distribuição de encargos ao pessoal da carreira de Magistério de EBTT, na UFPB, e regulamenta o Plano e o Relatório Individual Docente. Pela redação do Art. 8º que fora aprovada, estabelecia-se que: “As Atividades de Ensino são aquelas diretamente vinculadas aos cursos e programas ofertados exclusivamente no âmbito do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPB, desde que atendidas à formação e à capacitação docente (…)”. Contudo, o veto de iniciativa do Reitor suprime o termo “exclusivamente” do Art. 8º, possibilitando, assim, que os docentes de EBTT exerçam funções na graduação, na pós-graduação e nas pesquisas.

“Justifica-se o presente ato de veto por notadamente contrariar o interesse público, não observar a hierarquia das leis e o princípio da legalidade, ao restringir direitos à Carreira do Magistério EBTT, excedendo a legislação vigente e acarretando prejuízo ao ensino, à pesquisa e à extensão da Universidade Federal da Paraíba.”, diz a decisão do Reitor, nas razões do veto.

O Reitor Valdiney Gouveia reforçou, ainda, que o ensino básico, técnico e tecnológico na UFPB é referência, de forma que com a decisão de vetar parcialmente o artigo da Resolução, a UFPB ganha e reconhece a importância dos docentes de EBTT. “Vetamos para oportunizar que esses profissionais qualificadíssimos pudessem efetivamente contribuir com a UFPB em suas atividades fins”, informou o Reitor Valdiney Gouveia.

De acordo com o Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPB, professor Jairo Pontes, o veto foi extremamente relevante no sentido de facilitar essa integração entre as duas carreiras.

“Após o Reitor Valdiney Gouveia analisar as consequências do termo utilizado, ‘exclusivo’, ele percebeu que isso teria um impacto negativo para a própria Universidade e no desenvolvimento de todos os trabalhos desenvolvidos pelos professores do EBTT. O EBTT está crescendo bastante nessa gestão. Por exemplo, no CPT [Centro Profissional e Tecnológico] estamos criando pós-graduações, criando cursos de graduação e, de certa forma, traria um limite para isso, uma vez que a gente não teria uma integração com os demais setores da própria UFPB”, esclareceu.  

* * *
Texto: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB