Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitoria da UFPB recebe representantes do Sintespb para dialogar sobre greve de TAEs
conteúdo

Notícias

Reitoria da UFPB recebe representantes do Sintespb para dialogar sobre greve de TAEs

publicado: 11/03/2024 12h21, última modificação: 11/03/2024 12h21
Reitor avalia reunião positivamente e reitera que apoia a restruturação da carreira dos servidores

Foto: Gustavo Ribeiro

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu em reunião, nesta segunda-feira (11), no Gabinete da Reitoria, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), para dialogar sobre a paralisação deflagrada pela categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs).

Também participaram da reunião a Vice-reitora, professora Liana Filgueira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia, e o Procurador federal Carlos Mangueira.

Os representantes do Sintespb apresentaram as suas reivindicações no que diz respeito à participação da categoria no movimento, defendendo a possibilidade de não haver desconto em função da ausência para participar da greve. O Reitor, por outro lado, explicou que a edição da Instrução Normativa Nº 01/2024 pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFPB) não é uma inovação, pois ela segue o que dispõe a Instrução Normativa SRT/MGI Nº 49, de 20 de dezembro de 2023, editada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e a UFPB tornou pública à comunidade universitária da UFPB.

O Reitor avaliou a reunião positivamente e reiterou que apoia a restruturação da carreira dos TAEs, conforme nota emitida no dia 19 de fevereiro, pois entende que a carreira atualmente está defasada e essa desvalorização acarreta, entre outros efeitos, a perda diária de quadros na Instituição. Todavia, o Reitor ressaltou a responsabilidade, enquanto gestores, do cumprimento da legislação vigente, indicando, como alternativa prevista na norma, o Termo de Acordo.

A IN se impõe, não é uma escolha da Reitoria ou da UFPB, senão uma decisão do Governo Federal em publicá-la no dia 20 de dezembro do ano passado, então não temos muita opção, a não ser estabelecer o Termo de Acordo para que possamos ter esse movimento legítimo de greve, respeitados os direitos das pessoas, a livre manifestação, mas, por outro lado, nós temos a obrigação legal, e disso não podemos fugir. Estamos esperando a provocação por parte do sindicato para que possamos ter um Termo assinado que represente, não só a demanda dos servidores, senão as necessidades da Universidade, que sejam plenamente atendidas”, esclareceu o Reitor.

* * *
Texto: Aline Lins
Fotos: Gustavo Ribeiro 
Ascom/UFPB