Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sala Cine Aruanda do CCTA é contemplada com verba para reforma em edital de cultura da Paraíba

publicado: 28/12/2023 11h05, última modificação: 28/12/2023 11h25

Foto: Angélica Gouveia

A Sala Cine Aruanda, do CCTA/UFPB, receberá um financiamento de R$200.000,00 que será aplicado em serviços de manutenção e de reforma.

O financiamento foi obtido por meio do edital Regional de Cultura do Estado da Paraíba, lançado a partir da Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. Esta lei tem o objetivo de incentivar o setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.

O Cine Aruanda, que foi inscrito na categoria ‘Instalação, ampliação ou manutenção de salas de cinema’, com registro da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), alcançou o financiamento máximo estabelecido pelo edital.

Basicamente, [o financiamento obtido] é para ser aplicado nessa parte de manutenção ou reforma da Sala do nosso Cinema Aruanda e, de alguma maneira, qualificar ele como um cinema digital de referência dentro do cinema universitário e no cinema independente regional”, conta o vice-coordenador do projeto de Extensão Cinema Aruanda, Carlos Dowling.

Sobre o Cinema Aruanda

A Sala Cine Aruanda está localizada no Bloco B do CCTA (campus I da UFPB, em João Pessoa), com capacidade para até 200 pessoas.

O local foi inaugurado em 2013 e leva o nome em homenagem póstuma ao cineasta e professor da UFPB, Linduarte Noronha.

Além da sala, existe um  projeto de Extensão denominado ‘Cinema Aruanda’, coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação (DECOM/CCTA) Fernando Trevas e com vice-coordenação de Carlos Dowling, também professor do referido Departamento.

O projeto atua no desenvolvimento e manutenção de um espaço de referência na exibição, difusão, disponibilização, popularização e compartilhamento de obras audiovisuais independentes, abrangendo cinematografias locais, regionais, nacionais e internacionais.

Esse trabalho engloba estudos e pesquisas de modelos de levantamento, catalogação, restauração, conformação, digitalização e remasterização em Cinema Digital, ou Vídeo de Alta e Ultra Definição (HD e HUD), e o compartilhamento presencial e/ou em rede de partes relevante da cinematografia paraibana.

Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)

Foto: Angélica Gouveia /ASCOM UFPB