Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidores da UFPB organizam livro sobre áreas verdes urbanas e serviços ecossistêmicos

publicado: 31/10/2023 18h13, última modificação: 31/10/2023 18h14
O e-book reúne pesquisas de alunos e servidores da Instituição

311020231.jpg

O Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (Laplag) do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, no último dia 29, o livro “Áreas Verdes Urbanas e Serviços Ecossistêmicos”. A obra, lançada pela Editora UFPB no formato e-book, foi organizada pelo professor Joel Silva dos Santos e pelo Geógrafo Henrique Gutierres, ambos servidores da UFPB.

O trabalho é fruto de resultados de uma série de pesquisas realizadas por docentes, discentes e técnicos que integram o Laplag, bem como outros laboratórios, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação; e é composta por 12 capítulos que estão diretamente relacionados com a temática das áreas verdes urbanas e sua importância na promoção dos serviços ecossistêmicos.

311020232.jpg

A publicação do livro foi feita por meio do Edital nº 01/2022, lançado pela Editora UFPB com o apoio da Reitoria. Por meio desse instrumento as propostas apresentadas por servidores da UFPB e aprovadas foram financiadas com recursos próprios da editora.

A temática abordada no livro traz à luz os impactos ao meio ambiente e qualidade de vida, gerados pela urbanização acelerada sem o devido planejamento urbano e ambiental, comum em países em desenvolvimento, e a necessidade de adaptar as cidades às dinâmicas ecossistêmicas visando atenuar os impactos negativos da degradação ambiental e promover a resiliência urbana.

De acordo com Henrique Gutierres o objetivo da obra foi publicar os resultados de projetos de extensão, de pesquisa, de dissertações e teses defendidas na UFPB.

311020233.jpg

“Os autores são discentes de graduação e de pós-graduação, mestres e doutores formados na UFPB, e docentes e técnico-administrativos lotados em diversos departamentos como o de Geociências, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Meio Ambiente; que integram laboratórios, grupos de pesquisa, Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e outros órgãos, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, explicou o organizador.

Os capítulos demonstram o caráter multidisciplinar da obra no contexto das Ciências Ambientais, com diversos olhares de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento (Arquitetura, Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Ambiental e Geografia) a respeito da temática das áreas verdes urbanas e serviços ecossistêmicos.

“Dessa forma, espera-se apresentar para a sociedade a importância da temática na promoção da sustentabilidade socioambiental”, complementou Gutierres.

A maior parte dos capítulos trata de estudo com temáticas voltadas para o cenário paraibano, como gestão de áreas verdes na região metropolitana de João Pessoa, Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, promoção de serviços ecossistêmicos no Parque municipal do Cuiá, serviços ecossistêmicos culturais na cidade de João Pessoa, importância de áreas verdes urbanas como o Parque Solón de Lucena em João Pessoa, áreas verdes e praças em João Pessoa e em Santa Rita. Há ainda estudos sobre áreas verdes urbanas das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Ceará.

A obra publicada em formato digital está disponível gratuitamente no site da Editora UFPB.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Crédito das Fotos: Livro “Áreas Verdes Urbanas e Serviços Ecossistêmicos”
Ascom/UFPB