Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio na UFPB vai debater práticas integrativas e complementares na saúde
conteúdo

Notícias

Simpósio na UFPB vai debater práticas integrativas e complementares na saúde

publicado: 29/08/2023 17h59, última modificação: 03/09/2023 08h42
Inscrições serão limitadas a 240 vagas

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, no dia 22 de setembro, o I Simpósio Paraibano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A ação será promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Os Conselhos Federal e Regional de Farmácia (CFF e CRF, respectivamente) apoiam o evento. 

O Simpósio acontecerá das 8h às 18h, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do CCS. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e deverão ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos), até o limite das 240 vagas oferecidas para o evento. Pelo SigEventos, também serão emitidos os certificados de 8 horas para os participantes que efetivamente comparecerem ao simpósio. 

Com vasta programação, o evento contará com palestras de representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das farmácias homeopáticas HN Cristiano, além de mesas-redondas sobre diversas espécies de práticas, oportunizando aos participantes um espaço de atualização e discussão sobre elas. 

De acordo com a Professora Leônia Maria Batista, coordenadora do evento e também do PET-Farmácia, as práticas integrativas e complementares na saúde são diferentes práticas terapêuticas que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. 

Ainda de acordo com a docente, atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 desses procedimentos à população, entre os quais se encontram a aromaterapia, homeopatia, terapia de florais, plantas medicinais e fitoterápicas, dentre outros.  

“As práticas integrativas e complementares em saúde utilizam-se de técnicas milenares e atuam na prevenção de doenças, redução de sintomas físicos e mentais, e na recuperação e promoção da saúde, proporcionando sensação de bem-estar, relaxamento e alívio de estresse”, 

Confira a programação completa do evento: 

8h às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 9h - Mesa de abertura

9h às 10h - Palestra: O Papel das Práticas Integrativas e Complementares na Prática do Cuidado

Palestrante: Dra. Elaine Cristina Coelho Baptista (Coordenadora do Grupo de Trabalho do CFF)

10h às 10h30 - Intervalo

10h30 às 12h - Mesa-redonda: Homeopatia: interface entre ensino, pesquisa e a prática clínica

Palestrantes: Dra. Márcia da Cássia Silva Borges (Grupo de Trabalho do CFF), Dra. Maria do Socorro Souza (NEPHF/UFPB) e Dra. Amarilys de Toledo Cesar (Diretora Técnica da HNCristiano)

Mediadora: Dra. Elba Lúcia Cavalcanti de Amorim

14h às 15h - Farmácia Viva: uma experiência exitosa no SUS

Palestrante: Dr. Nilton Luz Netto Júnior (Grupo de Trabalho do CFF)

15h às 16h - Palestra: Regulação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Palestrante: Dra. Ana Cecília de Carvalho (Representante da ANVISA)

16h às 16h30 - Intervalo (Coffee Break)

16h30 às 18h - Mesa-redonda: Terapia Floral e Aromaterapia na Prática Clínica

Palestrantes: Dra. Janaíne Ramos Martins (Grupo de Trabalho do CFF), Dra. Danielly Albuquerque da Costa (NEPHF/UFPB) e Dra. Sheyla Cristiane Xenofante de Almeida (Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte)

Mediador: Dr. Marcos Valério da Silva

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB