Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 200 vagas para auxílio Restaurante Universitário destinado a estudantes ingressantes
conteúdo

Notícias

UFPB abre 200 vagas para auxílio Restaurante Universitário destinado a estudantes ingressantes

publicado: 01/12/2023 11h10, última modificação: 01/12/2023 11h33
Alunos novos que tenham ingressado por cotas ou ampla concorrência, desde que de baixa renda ou oriundos da rede pública, estão aptos a concorrer à seleção

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta quinta-feira (30), edital de processo seletivo simplificado por meio do qual estão sendo ofertadas 200 vagas de Auxílio Restaurante Universitário, sendo 50 para cada um dos campi I, II, III e IV (Rio Tinto) da UFPB, além de formação de cadastro de reserva para o mesmo auxílio na unidade de Mamanguape do Campus IV. 

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destaca que, também nesta quinta-feira (30), a instituição publicou os editais de seleção unificada para todos os auxílios estudantis, ofertando por meio deles um total de 1.085 vagas. “Esta é mais uma ação para dar possibilidade a que nossos estudantes sigam em seus cursos obtendo êxito e concluam o ensino superior”, pontuou o Reitor.   

A seleção para as 200 vagas do edital nº 21/2023 é destinada a alunos ingressantes no semestre 2023.2 por cotas ou por ampla concorrência, desde que estes comprovem ter cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública ou renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. Estudantes contemplados com apoio emergencial ao estudante de que trata a Resolução Consuni nº 12/2021 também estão aptos a concorrer. 

As inscrições deverão ser realizadas de 1º a 14 de dezembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), conforme os procedimentos descritos no item 8 do edital do certame. 

Nesta seleção, os postulantes poderão impetrar recursos na fase de avaliação, disponível de 21 a 25 de dezembro, também pelo Sigaa. Tais recursos terão como finalidade solicitar revisão da classificação, complementar a documentação ou corrigi-la. 

No caso dos postulantes às 50 vagas do Campus I, somente aqueles matriculados em cursos localizados na sede, no bairro do Castelo Branco, é que poderão participar do processo seletivo. 

De acordo com o dirigente da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), o Pró-reitor Igor Araújo Alves, os estudantes novatos das unidades de Mangabeira e Santa Rita poderão concorrer à seleção unificada do Campus I, na qual deverão solicitar o Auxílio Alimentação, benefício em pecúnia destinado aos discentes das unidades acadêmicas onde não há Restaurante Universitário. 

O resultado final deste processo seletivo simplificado será divulgado no site da Prape, na data prevista de 05 de janeiro de 2024. A concessão do auxílio se dará após a assinatura de termo de compromisso pelo aluno beneficiado, cuja normatização será definida em um novo edital para tal fim. 

Durante toda a seleção, a equipe de assistência social da Prape estará à disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas acerca do edital por meio dos seguintes e-mails: servsocial@prape.ufpb.br (para os estudantes do Campus I - Castelo Branco); servicosocialcamopscca@gmail.com (Campus II); nae@cchsa.ufpb.br (Campus III) e caes@ccae.ufpb.br (Campus IV). 

Sobre o Auxílio Restaurante Universitário 

O Auxílio Restaurante Universitário permite o acesso, para almoço e/ou jantar em dias letivos, ao RU do campus correspondente ao curso do estudante, a depender do horário das atividades letivas desenvolvidas pelo aluno beneficiado. 

Excepcionalmente, nas unidades acadêmicas onde as atividades do restaurante universitário estiverem suspensas ou interrompidas, os discentes contemplados com este benefício poderão fazer jus a uma prestação pecuniária equivalente, enquanto perdurar o impedimento, respeitados o horário do curso do estudante e a disponibilidade orçamentária para custeio.

***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins