Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições de curso para professores de inglês da rede pública de educação
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições de curso para professores de inglês da rede pública de educação

publicado: 23/11/2023 19h32, última modificação: 23/11/2023 19h32
Na formação, participantes poderão aperfeiçoar conhecimentos e habilidades para realizar o TOEFL ITP, teste de proficiência na língua inglesa

Foto: Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre, nesta sexta-feira (24), inscrições para 40 vagas em um curso exclusivo para professores de língua inglesa da rede pública de educação, destinado a profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades para realizar o teste de proficiência TOEFL ITP. 

A obtenção de uma determinada nota mínima na prova é um dos requisitos para que estes professores concorram a bolsas de imersão de seis semanas nos Estados Unidos, oferecidas por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Para participar do curso da UFPB, o interessado deve se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até 1º de dezembro. 

As aulas acontecerão entre os dias 04 e 20 de dezembro, no turno da noite e em formato remoto, possibilitando a participação de docentes de todo o estado da Paraíba. 

O treinamento para o TOEFL ITP será ministrado por bolsistas do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (Inelc), projeto do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), que coordena a iniciativa em conjunto com o Espaço para a Formação do Professor de Língua Inglesa (Efopli), do mesmo centro.

“Nas demais edições do PDPI que já foram realizadas, a Paraíba enviou poucos professores ao exterior. Por isso estamos nos esforçando para fazer esse curso preparatório para o teste de proficiência, a fim de auxiliar os profissionais daqui a conquistarem as bolsas da Capes”, afirma a professora Juliana Luna Freire, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas do CCHLA. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Freepik
Ascom/UFPB