Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para 10 vagas de mestrado em Química
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para 10 vagas de mestrado em Química

publicado: 08/01/2024 15h58, última modificação: 08/01/2024 15h58
As atividades do PPGQ ocorrem no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Foto: Freepik

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 10 vagas para mestrado. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de janeiro, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB. Não será cobrada taxa de inscrição.

Conforme o edital, as vagas estão distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa e 20% delas (2 vagas) são destinadas a ações afirmativas para candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira delas corresponde à prova de conhecimentos gerais em química, com caráter eliminatório e classificatório, cuja pontuação será determinada com base na nota obtida no Exame Unificado de Química para Ingresso na Pós-Graduação (EUQ), pelo candidato. A outra fase do processo seletivo é a análise curricular, com caráter classificatório.  

O PPGQ/UFPB aderiu ao EUQ, que é um exame de conhecimentos gerais em química realizado duas vezes por ano pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Sendo assim, o candidato deve anexar o comprovante da nota obtida no EUQ no ato da inscrição, além de outros documentos descritos no edital.

A nota final do candidato será obtida por meio de uma média ponderada das notas adquiridas em ambas as etapas do processo seletivo, com peso 7 para a pontuação obtida na prova de conhecimentos gerais em química e peso 3 para a avaliação curricular. Para o candidato ser aprovado e classificado, sua nota final deverá ser igual ou superior a 3,15 e sua a classificação deverá, também, ser compatível com o número total de vagas oferecidas pelo programa, após a hierarquização dos resultados pela sequência decrescente das notas obtidas.

Os resultados serão divulgados pelo SIGAA e também por meio da página do Programa na internet. A divulgação do resultado final está prevista para 26 de fevereiro, e as matrículas no curso de Pós-Graduação deverão ser efetuadas de 1º a 5 de março.

Mais informações a respeito do processo seletivo podem ser consultadas por meio dos e-mails cpgq@quimica.ufpb.br e ppgq.ufpb02@gmail.com.br, assim como pelo número (83) 3216-7437.

* * *
Texto: Vinícius Marantz
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Freepik
Ascom/UFPB