Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para aulas gratuitas de Ginástica Artística para o público em geral

publicado: 06/02/2023 18h35, última modificação: 06/02/2023 19h48
O projeto conta com turmas de iniciantes para adultos e para crianças

Foto: Divulgação/Progym

O projeto de extensão Progym, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abrirá inscrições para turmas gratuitas de iniciantes em ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica, com vagas para a comunidade acadêmica e público em geral. Serão 45 vagas para a turma de adultos a partir dos 17 anos e 40 vagas para a turma de crianças com idade entre 06 e 12 anos.

De acordo com o coordenador do Progym Prof. Cláudio Meireles, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além da idade mínima, não há pré-requisitos para os interessados em ingressar nas turmas, sendo aberto para qualquer pessoa que queira fazer atividade física e ginástica. No projeto, os exercícios da ginástica artística, com a prática conhecida por atletas como Daiane dos Santos, por exemplo, são adaptados e ensinados nas aulas para promover condicionamento físico para os participantes.

As aulas para a turma de adultos terão início em 28 de fevereiro, ocorrendo nas terças e quintas-feiras, das 11h50 às 13h. As inscrições estarão abertas no dia 14 de fevereiro, das 8h às 12h, exclusivamente pelo Sistema Integrado em Gestão de Eventos (SIGEventos). Antes da inscrição como participante, é necessário realizar cadastro com e-mail e senha.

Já as turmas para crianças terão aulas nas terças e quintas-feiras, com o professor Luciano Cardoso. Uma turma oferece 20 vagas no período da manhã, das 8h às 9h30, e a segunda turma terá 20 vagas no período da tarde, das 14h às 15h30.

As inscrições para as turmas infantis estão previstas para ocorrerem após o carnaval, ainda sem data definida. O Prof. Cláudio Meireles sugere que os interessados fiquem atentos ao perfil de Instagram do projeto (@progymlafe), no qual serão publicadas todas as informações sobre as inscrições.

De acordo com o coordenador, Prof. Cláudio, o Progym foca no desenvolvimento do condicionamento físico dos participantes por meio dos exercícios gímnicos da ginástica e na melhoria das condições motoras e físicas e da qualidade de vida.

“Também tenta garantir um espaço de experimentação de movimento e desenvolvimento corporal de seus participantes através de aulas coletivas com a ginástica artística sendo o centro do movimento, e também como uma modalidade desportiva desenvolvida de forma recreativa”, acrescentou o docente.

Os principais benefícios da prática da ginástica artística para o corpo são fortalecimento muscular, equilíbrio, alongamento, flexibilidade, precisão e definição dos músculos, além de concentração e resistência.

O projeto foi criado em 2017 e atende anualmente uma média de 150 participantes adultos e 40 crianças. As aulas são ministradas pelos docentes Cláudio Meireles e Luciano Cardoso, com apoio de dois monitores estudantes da graduação em Educação Física na UFPB. As aulas ocorrem no Ginásio de Ginástica (GG), do Departamento de Educação Física, no CCS.

O Progym também conta com turmas de nível intermediário, cujas atividades já foram iniciadas e tem como participantes os alunos do projeto em anos anteriores. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contato com a equipe do Progym pelo Instagram.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins