Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para capacitação em engenharia de software para startups
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para capacitação em engenharia de software para startups

publicado: 16/10/2023 13h30, última modificação: 16/10/2023 13h30
Curso deve durar 8 semanas e será realizado de 23 de outubro a 15 de dezembro

De 16 a 20 de outubro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abrirá inscrições para a quarta edição do curso @EstrutureNegocios, promovido pelo Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Serão oferecidas 20 vagas para a formação. O curso conta com a parceria da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova/UFPB) e busca facilitar e melhorar a criação e validação de ideias de negócios. 

As inscrições deverão ser efetuadas por meio de formulário eletrônico, sem qualquer custo aos participantes. De acordo com a organização, apesar de ser aberto a qualquer interessado, o público-alvo do curso são jovens (18 a 25 anos) empreendedores de startups que tenham, no mínimo, ensino médio completo e noções básicas de programação. O objetivo da formação é apresentar boas práticas de engenharia de software para startups. 

A capacitação será realizada em oito semanas, no período de 23 de outubro a 15 de dezembro. A cada semana, será abordado um dos temas que compõem o conteúdo programático da formação: definição de nicho de mercado e público-alvo; gerenciamento de risco e incertezas; gestão de pequenos times de software; validação e entrega de produtos de software; Mínimo Produto Viável (MVP) e seus tipos; Ferramentas Low-Code; Prototipagem e Ciclo de vida do produto de software. Os participantes terão direito a certificados ao final do curso.

As aulas acontecerão de forma remota, pela plataforma Google Meet. No entanto, estão previstos dois encontros presenciais – sendo um deles na metade da capacitação e o outro, no encerramento – a serem realizados na agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) localizada no Mangabeira Shopping, em João Pessoa. 

Os conteúdos serão ministrados por estudantes da UFPB que integram o projeto de extensão “Oficina de startups: incentivando o empreendedorismo acadêmico para criação de MVPs de startups de software”, cuja supervisão é de responsabilidade de Adriana Damasceno, professora do curso Ciência de Dados para Negócios da Universidade. 

O curso conta com a parceria, ainda, da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). A InovAtiva, plataforma de apoio às startups e à inovação empreendedora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), também apoia a iniciativa. 

O resultado final da seleção será publicado no dia 21 de outubro. O curso tem duração de oito semanas, começando no dia 23 de outubro e indo até o dia 15 de dezembro, com duas horas de dedicação semanais e participação remota pelo Google Meet.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no Instagram do @EstrutureNegócios.

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Pexels / Andrea Piacquadio