Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para III Simpósio de sustentabilidade na cadeia do cimento
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para III Simpósio de sustentabilidade na cadeia do cimento

publicado: 14/11/2023 16h27, última modificação: 17/11/2023 14h49
Evento ocorre no dia 22 e será gratuito

141120233.jpg

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de sustentabilidade na cadeia do cimento: integralidade estrutural e engenharia legal (SSCC), uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais (Tecnomat) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem).

O evento ocorre no dia 22 de novembro, das 8h às 12h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município de João Pessoa.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo formulário https://forms.gle/7sNyuSEakRKWJrPS9. As vagas são limitadas e o evento é voltado principalmente para graduandos, pós-graduandos, professores e engenheiros.

O III Simpósio de Sustentabilidade na Cadeia do Cimento trará discussões cruciais sobre a integridade estrutural na construção civil. Reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais do setor para explorar avanços, complexidades e manifestações patológicas em estruturas, promovendo um diálogo essencial sobre o futuro sustentável da cadeia da indústria do cimento e da construção civil.

A importância do tema para essa cadeia produtiva está no contexto de que o cimento do tipo Portland é um produto de grande impacto tecnológico e social e a Paraíba é um grande estado produtor, com cinco fábricas. Nesse contexto, os desafios ambientais impõem a busca por soluções que requerem avanços científicos, conforme explica o professor Sandro Marden, coordenador do Tecnomat e do Nepem e docente no Centro de Tecnologia (CT).

“Nesse sentido, a importância do evento reside na demonstração, para os setores relacionados na cadeia do cimento Portland bem como a toda a sociedade, por parte da UFPB na sua capacidade de produzir ciência de alto nível aplicada a tecnologias em temas de grande complexidade”, disse o Prof. Marden.

Ainda de acordo com o docente, a UFPB dispõe de uma das mais importantes infraestruturas laboratoriais, com décadas de experiência e equipe interdisciplinar com grande conhecimento no diagnóstico e formação de recursos humanos no Mestrado e Doutorado sobre o  tema de ciência de cimento Portland e suas tecnologias.

“Por meio do Nepem e do Tecnomat, a UFPB compartilhará, no III SSCC, sua competência no tema do evento bem como sua capacidade em mobilizar especialistas nacionais e internacionais em um time para apresentar soluções de problemas de alta complexidade de alta relevância tecnológica e social”, disse Marden.

O evento contará com palestras divididas em três blocos. No bloco “Sinistros em Obras de Engenharia” serão tratados dois dos mais icônicos casos de desastres em obras de grande porte, o desastre de brumadinho e o desabamento do edifício areia branca. Tantos as razões como as repercussões para a engenharia serão discutidas pelo perito da Polícia Federal Sidney Barbosa, que investigou o primeiro caso, e pelo expert em engenharia Prof. Tibério W. O. Andrade, que analisou o segundo caso.

O “No bloco Interações Complexas e Manifestações Patológicas em Estruturas” abordará reações expansivas importantes responsáveis por manifestações patológicas em concretos. Nicole Hasparyk apresentará nuances sobre os principais mecanismos e consequências dessas manifestações e o Prof. Sandro Marden falará sobre conhecimentos fundamentais de um dos principais mecanismos deletérios mundiais que têm ocorrido em várias obras na região e no país.

No bloco final, “Avanços em Aplicações de Ciência de Dados a Diagnósticos na Engenharia Legal”, os peritos da Polícia Federal Alysson Medeiros e Thiago Albuquerque apresentarão os desdobramentos do projeto de pesquisa que está sendo realizado no âmbito da UFPB e UFF-RJ, voltado ao desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos em Engenharia Legal destinadas a automatizações aplicáveis a análises de Conformidade de Obras Públicas.

Na sessão, o Prof. Lucídio Cabral, Diretor do Centro de Informática da UFPB, apresentará resultados preliminares envolvendo a ciência de dados em ferramentas de automatização para a decisão pericial.

Sobre o SSCC

O primeiro simpósio foi realizado em agosto de 2015, com a participação de dois pesquisadores do Reino Unido e universidades parceiras USP, UFRGS e UFRN, registrando 430 participantes no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. A Segunda edição ocorreu em outubro de 2016 com a participação de dois pesquisadores da Escócia e palestrantes de empresas, registrando 398 participantes no auditório do Centro de tecnologia da UFPB.

***
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB