Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB adquire 751 computadores para inclusão digital estudantil

UFPB adquire 751 computadores para inclusão digital estudantil

publicado: 11/05/2021 16h57, última modificação: 11/05/2021 17h15
Os equipamentos serão disponibilizados para estudantes dos quatro campi da Universidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizará 751 computadores para utilização por estudantes dos quatro campi da Instituição, com o objetivo de promover a inclusão digital discente. Ao todo foram investidos R$ 2.802.579 oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O anúncio foi feito pelo Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, nesta terça-feira (11), durante live à comunidade acadêmica.

A aquisição dos equipamentos atende a demandas dos Centros. “Todos os Centros que solicitaram foram beneficiados”, informou o Reitor.

Os computadores, da marca Dell e Positivo, foram adquiridos para equipar laboratórios de inclusão digital. Segundo Prof. Alfredo Rangel, Pró-reitor da Prape, os equipamentos serão distribuídos para o campus I (João Pessoa), campus II (Areia), campus III (Bananeiras) e campus IV (Rio Tinto e Mamanguape). “O objetivo é instalar os computadores em todos os Centros, inclusive nas residências universitárias”, explicou Prof. Alfredo.

Antes de serem instalados, os equipamentos serão checados e tombados, para formalizar os bens como patrimônio da UFPB. “O processo de recebimento começou na última segunda-feira (10). Após o tombamento iremos distribuí-los”, disse o Pró-reitor.

Desde o início da pandemia, a UFPB por intermédio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), vem realizando ações para suprir a necessidade de inclusão digital. Inicialmente, houve a distribuição de um valor em pecúnia (auxílio instrumental) para que os estudantes comprassem equipamentos de acesso à internet.

Outra iniciativa foi o convênio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação para disponibilização de internet aos alunos por meio de chips. A entrega foi realizada mediante a publicação de dois editais de seleção.

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) é um programa que apoia a permanência de estudantes de baixa renda, matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins