Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB amplia programação do Festival Cultural da China
conteúdo

Notícias

UFPB amplia programação do Festival Cultural da China

publicado: 09/01/2023 17h46, última modificação: 09/01/2023 17h46
Evento será aberto no dia 3 de fevereiro, em João Pessoa

Foto: Arquivo pessoal/Nan Qi

A abertura do I Festival Cultural da China, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será realizada no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, no dia 3 de fevereiro, às 19h. O lançamento, que ocorreria apenas para convidados na Usina Energisa, também na capital, será aberto ao público, com entrada gratuita. A programação segue nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Usina.  

Uma das atrações musicais da noite do dia 3 será a pianista chinesa Nan Qi, que é professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Ela apresentará, junto com outros músicos da Escola – Durval Cesetti (piano), Gilvando Pereira (trombone) e o tenor Kaio Morais – obras chinesas para piano a quatro mãos, trombone e piano, além de duas canções. A Orquestra Sinfônica da Paraíba também será uma das grandes atrações da abertura, que terá a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e de representantes governamentais do Brasil e da China. 

A programação dos dias 4 e 5 inclui diversas atividades gratuitas, a exemplo de Tai Chi Chuan, Kung Fu, oficina de caligrafia chinesa, pintura de rosto para as crianças, degustação da gastronomia chinesa, exposição de filmes, palestras sobre história e geopolítica e medicina oriental; exposição de jogos e de trajes e artes chinesas e apresentação, no encerramento do Festival, do Coral Flor de Mandacaru, formado por alunos do curso de mandarim e de servidores da UFPB, regido pela professora da UFRN Nan Qi.  

Organizado pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), o Festival será o primeiro da região Nordeste do Brasil com esta temática. A ideia é promover a cultura daquele país e expandir as parcerias entre a universidade e instituições chinesas, que vêm ocorrendo nos últimos anos, a exemplo da cooperação com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China).  

O evento tem o apoio do Consulado Geral da China no Recife-PE, da DUFL-China, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil. A programação completa será publicada, nos próximos dias, no site da UFPB e no perfil do Instagram do Festival.

*** 

Com informações da ACI/UFPB