Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB articula acordo com Escola de Saúde Pública para continuidade de oferta de estágios obrigatórios
conteúdo

Notícias

UFPB articula acordo com Escola de Saúde Pública para continuidade de oferta de estágios obrigatórios

publicado: 25/01/2024 18h41, última modificação: 25/01/2024 23h22
Representantes da Universidade participaram de reunião com Escola de Saúde Pública da Paraíba para tratar do tema

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou, na sede da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB), em João Pessoa, de uma reunião, nesta quarta-feira (24), com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em que foram iniciadas as conversas para a elaboração de um novo de acordo de cooperação técnica com a ESP/PB. A medida é necessária para que a Universidade dê continuidade à oferta de estágios obrigatórios na rede estadual de saúde aos alunos da área. 

De acordo com o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) da Instituição, Professor Paulo de Tarso, que participou da reunião, os dois órgãos trataram de um protocolo de intenções, que possibilitará dar continuidade aos estágios, provisoriamente. No instrumento também serão negociadas as contrapartidas exigidas da UFPB, por estagiário e por dia, no novo acordo. 

“Será elaborado um plano de trabalho e as áreas jurídicas de ambas as instituições vão trabalhar em um novo acordo de cooperação a ser assinado. Para não parar as atividades, será assinado um protocolo de intenções, para dar continuidade, ainda que provisória, aos estágios”, observou o Pró-reitor.  

Os estágios obrigatórios compõem a matriz curricular de vários cursos da UFPB. Na área da saúde, estes componentes curriculares compõem a matriz curricular de cursos técnicos, da graduação, pós-graduação e dos programas de residência da UFPB. 

Desde 2018, mais de 8.000 estudantes já participaram de estágios obrigatórios por meio da Rede Escola do Sistema Único de Saúde na Paraíba (RESUS/PB), segundo a coordenadora-geral de estágios da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, Marçonilia Arnoud. A RESUS/PB é composta por instituições de ensino (IEs) conveniadas e serviços de saúde integrantes do sistema estadual público de saúde. 

“A previsão é de que esse convênio com a Secretaria de Saúde do Estado vai estar no modo ativo no SIGAA [Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas] até a próxima semana, para que todos os estudantes de estágio obrigatório possam realizar seus cadastros”, disse a coordenadora. 

No encontro, além do gestor da Proplan e da coordenadora-geral de estágios da PRG, representou também a UFPB na ocasião o Procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFPB, Carlos Mangueira. 

Pela SES, participaram da reunião a coordenadora da Rede Escola SUS-PB, Mariana Gonsalves, e as apoiadoras técnico-pedagógica Marcilane Santos e Efigênia Lino, que também integram a Rede Escola SUS-PB.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB