Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB comunica, com pesar, falecimento do professor aposentado do CCJ Alexandre Belo
conteúdo

Notícias

UFPB comunica, com pesar, falecimento do professor aposentado do CCJ Alexandre Belo

publicado: 15/12/2023 08h20, última modificação: 15/12/2023 10h15
Nota de pesar

UFPB comunica, com pesar, falecimento do professor aposentado do CCJ Alexandre Belo

É com profundo pesar que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica o falecimento do docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ex-chefe de departamento de Direito Público, ex-diretor do CCJ, o professor aposentado Manoel Alexandre Cavalcante Belo, em decorrência de câncer. 

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, lamenta com consternação o falecimento do professor Alexandre Belo, que teve papel importantíssimo para o Curso de Direito da UFPB, e cuja perda para a Instituição é inestimável. 

O professor Manoel Alexandre Cavalcante Belo foi autor da proposta do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPB na Área de Concentração em Direito Econômico, sendo fundador e primeiro Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito. 

Docente da UFPB por 27 anos (1978-2005), professor Alexandre Belo graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975); fez Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978); Mestrado em Ciência Política (DEA) - Université Des Sciences Sociales de Toulouse (1981) e Doutorado de Estado em Ciência Política - Université Des Sciences Sociales de Toulouse (1984). 

Foi fundador e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Foi fundador e primeiro coordenador do Mestrado em Direito do Centro Universitário de João Pessoa. Exerceu os cargos de Vice-diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Foi professor titular do Centro Universitário de João Pessoa. Também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa. 

Além de professor aposentado da UFPB, o docente também foi professor visitante da Instituição (2006-2008). 

Em sua larga atuação na área de Direito, era membro consultor da Comissão Especial de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas também divulgou nota de pesar. “Sua contribuição para o Direito paraibano não será esquecida”, diz a nota do CCJ.

A UFPB apresenta sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que admiravam o professor Alexandre Belo, que Deus os conforme nesse momento de tamanha tristeza. 

O velório será na Central de Velórios Caminho da Paz, em Cabedelo, das 15h às 17h.

 

João Pessoa, 15 de dezembro de 2022

 

Reitoria da UFPB