Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dá início a mais uma edição da Semana do Servidor

UFPB dá início a mais uma edição da Semana do Servidor

publicado: 23/10/2023 17h18, última modificação: 23/10/2023 17h19
Solenidade de abertura contou com a presença de servidores ativos e aposentados da Universidade

231020232.jpg

Sob o tema “Transformando desafios e celebrando a dedicação”, teve início nesta segunda-feira (23) a 16ª Edição da Semana do Servidor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco em oferecer informação, serviços e atividades integrativas para os servidores docentes, técnico-administrativos, terceirizados e estagiários dos 04 campi da UFPB, em reconhecimento à importância do trabalho realizado por eles.

A solenidade de abertura contou com a presença de servidores ativos e aposentados da Universidade. A mesa de abertura foi composta pelo Reitor Valdiney Gouveia, Vice-reitora Liana Filgueira, Pró-reitora de Gestão de Pessoas Rita de Cássia, Coordenador de Processos de Gestão de Pessoas Fagner Oliveira, Assessora Técnica da Progep, Raiane Pereira, e pelo Coordenador da Divisão de Legislação e Controle de Processos da Progep Adynaer Maia da Silva.

231020233.jpeg

O evento teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB (Osufpb), com a participação especial do contrabaixista Xisto Medeiros, cantando e executando músicas autorais.

Fagner Oliveira iniciou os discursos da solenidade de abertura dizendo que todas as Universidades Federais são parecidas em seus objetivos e processos, o que distingue cada espaço são as pessoas, e são os servidores que tornam a UFPB única, e referência na Paraíba. Para ele, a Semana do Servidor é um momento de agradecer o empenho e o compromisso de cada servidor no desenvolvimento de suas obrigações.

231020234.jpeg

Já a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa Rita de Cássia, disse que o evento é uma oportunidade de reflexão do papel e da missão de trabalhar pela educação e com o propósito de servir a sociedade. Dirigindo-se aos servidores aposentados que estavam presentes, expressou a gratidão pelo trabalho e esforço dedicado e desejou anos produtivos e felizes.

Emocionada por se recordar do sentimento de ingresso na UFPB, a Vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, falou da felicidade e do privilégio de ser servidora da UFPB. Também parabenizou os dois técnicos administrativos que criaram a Semana do Servidor da UFPB, Marçonilia Arnoud, atualmente trabalhando na Pró-reitoria de Graduação, e Thiago Cavalcante, servidor da Pró-reitoria de Extensão.

231020235.jpeg

“Sem nós servidores a UFPB não existe, não há crescimento para um país e para o mundo através da ciência, tecnologia, inovação e do ensino. É através do conhecimento que nós damos a opção de escolha fundamentada para as pessoas, que nós libertamos, crescemos e de fato nos tornamos independentes e autônomos, então, parabéns a todos os servidores e servidoras”, disse a gestora.

Após as falas dos membros da mesa foi realizada uma homenagem aos servidores aposentados no período de outubro de 2022 a setembro de 2023, tendo como representantes Antônio de Pádua Pereira, técnico em contabilidade que trabalhou na UFPB por 47 anos e 4 meses; e Eneide Nóbrega Duarte, que atuou 52 anos na UFPB, e foi docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

231020236.jpeg

O professor Valdiney Gouveia conduziu a homenagem com a entrega de presentes aos servidores aposentados. Para o Reitor, o significado da semana do servidor é de renovação da confiança que a UFPB e a sociedade têm em relação aos servidores que desempenham suas funções na Instituição.

“Que tenhamos o máximo empenho para que a Universidade siga crescendo, siga se desenvolvendo, e a sociedade possa, a cada dia mais, ser beneficiada não apenas com ações de ensino, pesquisa e de extensão, mas também de práticas, de aplicação do conhecimento. Então cada servidor desta Universidade tem o conhecimento e tem demonstrado esse compromisso, essa responsabilidade pública”, disse o Reitor.

Homenagem

Homenageada em nome dos servidores aposentados da UFPB, a professora Eneide Nóbrega Duarte, de 75 anos, conta que aposentou-se há pouco mais de 20 dias. Na UFPB ela foi bibliotecária do Centro de Ciências Agrárias e, posteriormente, docente no Departamento de Ciências da Informação do CCSA, por 27 anos.

231020237.jpeg

Após ser homenageada pelos anos de dedicação, ela se sente grata. “Foram 52 anos de contribuição, e aqui eu pude unir a teoria e a prática, era tudo o que eu queria e eu tive a oportunidade. A sensação de realização, felicidade e agradecimento pela oportunidade que a universidade me deu”, disse a docente.

Antonio Pereira dedicou mais de 47 anos à atuação como técnico em contabilidade na UFPB, tendo passado pela extinta Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNAPE) na tesouraria e no setor de pessoal e, posteriormente, dedicado a maior parte dos anos às atividades no Centro de Tecnologia (CT).

Ele diz sentir muito orgulho de ter trabalhado na Instituição, e deixa um conselho para os futuros servidores. “Os servidores novos devem ser humildes com todos os outros, não ser rude, de outra forma não se vence na vida. Eu sempre fui assim, trabalhando e brincando, a gente não pode viver o tempo todo só trabalhando, tem que ter uma distração até mesmo no trabalho. Eu aconselho o pessoal novato que faça isso, que se distraiam e sejam humildes com os colegas”, disse o técnico em contabilidade aposentado.

Programação

As atividades da 16ª Semana do Servidor segue até o dia 27 de outubro com ações nos 04 campi da instituição.

Clique aqui, confira a programação completa e participe!

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins