Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB dá posse a 43 novos servidores técnico-administrativos e anuncia novidades sobre novo concurso para a carreira
conteúdo

Notícias

UFPB dá posse a 43 novos servidores técnico-administrativos e anuncia novidades sobre novo concurso para a carreira

publicado: 15/12/2023 15h26, última modificação: 15/12/2023 15h26
Solenidade de posse aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) no auditório da Reitoria, localizado no Campus I da UFPB

Foto: Angélica Gouveia

Após uma trajetória obstinada e de persistência nos estudos, a sonhada posse em um cargo público na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essa posse chegou na manhã desta sexta-feira (15) para 43 novos aprovados do concurso público regido pelo Edital nº 53/2022, que foram empossados em uma cerimônia no auditório da Reitoria, localizada no Campus de João Pessoa. 

Os novos servidores, da carreira de Técnico-Administrativo em educação (TAE), vão ocupar cargos como assistente de aluno (1), assistente em administração (33), administrador (2), engenheiro agrônomo (2), nutricionista (3), odontólogo (1) e técnico em laboratório/análises clínicas (1). 



A solenidade foi presidida pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, que compôs a mesa de abertura da cerimônia junto à Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, e aos Coordenadores de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira, e de Desenvolvimento de Pessoas da Progep (CDP), Cláudio Augusto Alves. Integraram também a mesa a Coordenadora substituta de Qualidade de Vida, Segurança e Saúde no Trabalho (CQVSST), Laura Priscila Barboza, além da Diretora da Divisão de Seleção e Provisão (DSP) da Progep, Lara Nóbrega. 



A responsável pela DSP, Lara Nóbrega, abriu as falas das autoridades da mesa, parabenizando os novos servidores. Em seguida, o coordenador da CDP da Progep, Cláudio Augusto Alves, lembrou que assiduidade, disciplina e inovação são atributos necessários a um servidor da UFPB. No mesmo tom falou o coordenador da CPGP, Fagner Oliveira, desejando também que a alegria e energia da data de hoje perdurem durante toda a trajetória profissional dos novos servidores na Universidade. 

O Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, antes de entregar os termos de posse assinados a cada um dos 43 servidores, também falou ao público, composto pelos aprovados, familiares e amigos que prestigiaram o momento. 



“Mesmo não tendo passado nas vagas, vocês viram que foi possível, já estão nomeados e hoje tomam posse. Seguramente, isso é fruto do esforço de vocês, mas um esforço que é garantido por todos os familiares e amigos que tanto os apoiaram em seus estudos”, declarou o Reitor, pedindo, em seguida, aplausos às famílias dos empossados. 

Já a dirigente da Progep, Profa. Rita de Cássia Pereira, em sua mensagem aos empossados, alegou que a UFPB espera dedicação e comprometimento, oportunizando, em troca, um ambiente capaz de fornecer possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

“Mais do que somente um trabalho ou uma atividade profissional, vocês iniciam hoje uma jornada de vida porque terão aqui o desenvolvimento de suas competências, habilidades laborais e também das suas relações sociais, sobretudo amizades e parcerias de trabalho”, afirmou a Pró-reitora. 

Família de servidores 

Fortes emoções marcaram o ingresso de Samara Lima – assistente em administração empossada na solenidade desta sexta-feira – no serviço público. Parte de sua família é formada por servidores públicos, especialmente seu pai, Osiran Lima, e sua irmã mais nova, Rhaissa Lima, que também são TAEs da UFPB. 

“Ambos influenciaram e contribuíram muito na rotina dos estudos, no dia a dia. Me ajudaram a não desistir e a manter o foco para que, um dia, a vitória chegasse. E, na data de hoje, ela foi alcançada”, disse a nova servidora. 



Para o patriarca, o administrador Osiran Lima, que é coordenador administrativo do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB), o ingresso de Samara na UFPB representa a culminância do investimento na educação de sua filha. 

“É um momento de muitos sentimentos, orgulho, satisfação e felicidade, especialmente para um pai que hoje vê o resultado de toda uma criação, de todo um esforço, ao longo de tantos anos. Para mim é um prazer imenso e uma satisfação imensurável que a minha família seja parte desta grande família UFPB”, afirmou. 

Novidades sobre novo certame para TAEs

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia Pereira, também afirmou que, atualmente, o órgão está finalizando o levantamento de cargos e a constituição da comissão para um novo certame para técnicos administrativos. O anúncio deste concurso, que será formado por cargos não contemplados no certame atualmente vigente, foi feito à imprensa local pelo Reitor Valdiney Gouveia em setembro deste ano. 

“A previsão é de que o edital seja lançado no primeiro semestre de 2024. Desta vez, serão contemplados menos cargos em relação ao concurso anterior, mas temos necessidade de profissionais analistas e técnicos de TI, técnicos em assuntos educacionais e técnicos em laboratório”, revelou a professora Rita de Cássia. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB