Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB detalha distribuição das bolsas CNPq e institucionais implantadas na instituição

publicado: 10/04/2023 15h19, última modificação: 16/04/2023 07h30
Hoje, há 549 bolsas PIBIC/UFPB e 30 bolsas PIBITI pagas com recursos próprios

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta segunda-feira (10), detalhamento dos dados referentes à distribuição das bolsas implantadas na instituição.

O Pró-reitor de Pesquisa, professor Valdir Braga, esclareceu que as bolsas PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq são reajustadas diretamente pelo Governo Federal. Hoje, na UFPB, elas perfazem um montante de 485 bolsas PIBIC/CNPq e 30 bolsas PIBITI/CNPq implantadas, o que representa um total de 515 bolsas.

Mas além das bolsas CNPq, a UFPB tem a sua contrapartida institucional. Por meio da sua iniciativa de conceder as bolsas institucionais, a UFPB conseguiu oferecer aos alunos um montante maior que aquele que era dado pelo CNPq, com recursos próprios: hoje são 549 bolsas PIBIC/UFPB e 30 bolsas PIBITI implantadas, somando 579 bolsas.

“Bolsas do CNPq são reajustadas diretamente em Brasília; bolsas UFPB necessitam de recursos próprios da instituição. Nós estamos aguardando a liberação pelo Governo Federal – pelo Presidente da República, pelo Ministro da Educação – um aporte financeiro para que haja esse reajuste. É importante salientar que não é só a UFPB que está aguardando, todas as 69 Universidades federais estão aguardando um aporte financeiro extra do Governo Federal para reajustar essas bolsas. Tão logo recebamos esses recursos, as bolsas serão reajustadas”, informou o Pró-reitor.

Conforme o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, se a suplementação de recursos for realizada de forma retroativa ao mês de março, que foi o mês de reajuste do CNPq, a UFPB pagará integralmente o reajuste aos bolsistas.

Na planilha disponibilizada na página da Propesq estão distribuídos os quantitativos das bolsas por modalidade: PIBIC/CNPq, PIBIC/UFPB, PIBITI/CNPq, PIBITI/UFPB, PIBIC Ação Afirmativa, PIVIC, PIVITI e PIBIC/Fapesq, sendo esta última financiada com recursos do Governo do Estado da Paraíba.

“Organizamos essa distribuição de bolsas por centros da UFPB, mas é importante ressaltar que não é a Propesq que concede a bolsa para o centro; nós temos um comitê de seleção, que tem o papel de gerenciar o edital da Propesq. Então esses são os centros contemplados com cotas de bolsas de acordo com o mérito dos projetos e dos currículos tanto dos pesquisadores quanto dos alunos”, explicou o professor Valdir Braga.

Neste domingo, o Reitor Valdiney Gouveia divulgou nota reiterando a avaliação positiva acerca da decisão do Governo Federal de aumentar os valores das bolsas de graduação e pós-graduação. “Foi uma ação acertada e necessária, oferecendo melhores condições a nossos bolsistas beneficiados diretamente com verbas do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reparando defasagem que se mantinha há uma década. Contudo, ressalta-se que as bolsas mantidas pelas 69 Universidades federais brasileiras têm como fonte seus próprios orçamentos discricionários”, afirma a nota, cuja íntegra pode ser acessada no site da UFPB.

CONFIRA AS TABELAS NO SITE DA PROPESQ

Reportagem: Aline Lins