Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza dois coletores para descarte adequado de pilhas usadas
conteúdo

Notícias

UFPB disponibiliza dois coletores para descarte adequado de pilhas usadas

publicado: 05/06/2023 15h40, última modificação: 05/06/2023 15h40
Os coletores estão localizados no CCEN e no CT

Foto: Divulgação

O descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos é fundamental para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Pensando nisso, foram disponibilizados, na última segunda-feira (29), dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV) desses resíduos no Campus I  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. 

Os equipamentos recebem exclusivamente pilhas usadas e estão localizados no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), próximo ao Departamento de Química, e na praça do Centro de Tecnologia (CT), onde fica localizada a lanchonete conhecida como ‘Vascão’. 

A disponibilização dos coletores à comunidade universitária é fruto de uma ideia de alunos de engenharia ambiental, que procuraram o projeto de extensão Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos (TREE) para ajudar no processo. 

“Nós, do TREE, disponibilizamos os materiais para elaboração dos coletores e intermediamos o apoio do FabLab para construção dos equipamentos. A parceria conta, ainda, com a ECO’s Consultoria Ambiental, que se disponibilizou para auxiliar na coleta das pilhas usadas e monitoramento dos coletores”, afirma o professor Ademar Netto, coordenador do TREE. 

Segundo o docente, parte do material coletado será utilizado por alunos do curso para realização de experimentos. O restante será descartado por meio de empresa responsável pela destinação adequada do resíduo. 

Ainda de acordo com o professor, pilhas e materiais eletrônicos que dependam de energia para funcionar - seja pelas próprias pilhas, baterias ou ligado em tomadas - e que não têm mais uso são considerados resíduos eletroeletrônicos. Esses materiais não devem ser descartados no lixo comum pelo potencial tóxico dessas substâncias para o meio ambiente e também para o ser humano. 

“As pilhas usadas, por exemplo, contêm mercúrio, chumbo, níquel e cádmio. Se descartados inadequadamente, esses componentes químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, entrando na cadeia alimentar de animais e do homem. Além disso, a queima ou decomposição inadequada das pilhas libera gases tóxicos na atmosfera. No nosso corpo, essas substâncias podem provocar problemas neurológicos, respiratórios, cardiovasculares e até câncer”, explica o professor Ademar Netto. 

Além da entrega dos coletores localizados no Campus de João Pessoa, a equipe do TREE produziu também uma cartilha que conta, entre outras informações, com um mapa no qual são disponibilizadas a localização de outros PEVs em diversas regiões da cidade, além de outros pontos nos municípios de Cabedelo e Santa Rita. Para acessar o material, clique aqui

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação 
Ascom/UFPB