Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Capes entregam equipamentos de informática para Programa Universidade Aberta do Brasil nesta quinta-feira (30)
conteúdo

Notícias

UFPB e Capes entregam equipamentos de informática para Programa Universidade Aberta do Brasil nesta quinta-feira (30)

publicado: 29/11/2023 18h12, última modificação: 29/11/2023 18h12
Itens serão destinados às coordenações da UAB na UFPB e a quatro polos de apoio presencial de diferentes cidades paraibanas

Foto: Angélica Gouveia

Nesta quinta-feira (30), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a entrega de 54 novos equipamentos de informática para o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Paraíba. O investimento é de R$ 158 mil, montante proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A cerimônia de entrega acontece às 9h30, na sede da Superintendência de Educação (SEAD), no Campus I, durante a abertura do III Encontro Semestral da UAB na UFPB, evento que segue até a sexta-feira (1º) e tem o intuito de promover a integração entre membros da UAB na UFPB, propiciar a troca de experiências e debater os desafios da educação a distância. 

Para a solenidade, estão confirmadas a presença do Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, da Pró-reitora de Graduação (PRG), professora Silvana Maciel, da Pró-reitora de Extensão, professora Berla Morais, e da diretora do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS), professora Soraya Franco. Representando a Capes, o coordenador-geral de Articulação de Programas e Cursos EaD (CGAPC) do órgão, Luiz Alberto Rocha de Lira, participa do evento, além de representantes dos polos e coordenações da UAB na UFPB. 

Do total de equipamentos entregues, 34 deles (24 notebooks e 10 monitores) serão destinados às Coordenações da UAB na UFPB, localizadas no Campus de João Pessoa. Os outros 20 itens (16 notebooks e 4 monitores) vão para os Pólos de Apoio Presencial da UAB nos municípios paraibanos de Araruna, Duas Estradas, João Pessoa e Pitimbu. 

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, as Universidades públicas têm empreendido esforços na educação a distância. Na UFPB, isso se traduz nos planos de expansão da EaD, tanto no número de polos de apoio presencial quanto pelo incremento na quantidade de matrículas ativas nesta modalidade de ensino. 

“Pretendemos, em no máximo dois anos, dobrar o número de estudantes do ensino a distância no âmbito da UAB/UFPB, que atualmente é de cerca de 1.300 alunos. Para tanto, contamos com a colaboração intensa da Capes, fomentando o Programa Universidade Aberta do Brasil”, afirmou o Reitor. 

Para a coordenação da UAB/UFPB, esse momento é de suma importância para todos os atores envolvidos, a fim de alcançar o cumprimento das metas nacionais na educação a distância, informa o coordenador-geral da UAB na UFPB, professor Ismael Ivan Rockenbach. 

Números da UAB na UFPB

Todos os 18 polos ativos da UAB/UFPB na Paraíba, localizados em todas as regiões do Estado, dispõem de cursos de ensino superior, sendo 10 deles em nível de graduação: o bacharelado em Administração Pública e as Licenciaturas em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Computação, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Libras, Matemática e Pedagogia. 

A UAB/UFPB também começou, recentemente, a ofertar três especializações lato sensu, em Ciências da Linguagem com Ênfase em Língua Portuguesa, em Desenvolvimento Social e Econômico Regional e em Educação do Campo. 

Ao todo, mais de 1.300 estudantes, do litoral ao sertão, estão matriculados nestes cursos, beneficiando-se da educação a distância oferecida pela UAB/UFPB. 

As cidades paraibanas que contam com esses polos são Alagoa Grande, Araruna, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Coremas, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itaporanga, João Pessoa, Livramento, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, Santa Luzia, São Bento e Taperoá. 

* * * 
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB