Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e TRT-13 estudam parceria voltada à implementação de soluções sustentáveis
conteúdo

Notícias

UFPB e TRT-13 estudam parceria voltada à implementação de soluções sustentáveis

publicado: 21/02/2024 10h53, última modificação: 22/02/2024 10h36
Intenção é que implementação da proposta ocorra no início de 2025

Foto: Aline Lins

Nesta terça-feira (20), a Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, reuniu-se com representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) a fim de analisar uma possível parceria entre as duas instituições para ampliar a rede de sustentabilidade do Tribunal. 

O Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB, Prof. Paulo de Tarso Costa Henriques, o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Pablo Moreira, e o coordenador da Coordenação de Convênios (Codecon), Arthur Arruda, também participaram da reunião. 

De acordo com Weberte Silveira, diretor-administrativo substituto do TRT, a intenção é de que o projeto proposto esteja em funcionamento no início de 2025, quando finda a administração do atual presidente do TRT13, desembargador Thiago Andrade.

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, parabenizou o órgão pela iniciativa em prol da sustentabilidade e destacou a expertise da Universidade para parcerias na área das energias renováveis, lembrando da usina fotovoltaica já existente na UFPB, construída em parceria com a empresa chinesa Huawei

“Pensar em soluções sustentáveis direcionadas ao ensino, extensão e pesquisa, atividades finalísticas da Universidade Federal da Paraíba, significa oferecer mais um material no qual os alunos poderão aprender mais sobre energias alternativas, soluções do presente e do futuro”, afirmou a Profa. Liana Filgueira. 

A iniciativa de prospectar o projeto partiu do professor Adriano da Silva Marques, do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). O docente está liderando as ações junto ao TRT13. No Tribunal, o responsável por esta articulação com a UFPB é o assessor da presidência do TRT-13, Samuel Norat. 

Além de Weberte Silveira, a comitiva do TRT-13 que visitou a Reitoria da UFPB foi formada pelo Secretário de gestão estratégica do órgão, Max Guedes Pereira, e pelos engenheiros eletricistas Gibson Meira e Thiago Aguiar. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins
Ascom/UFPB