Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB empossa cinco novos docentes

UFPB empossa cinco novos docentes

publicado: 17/01/2023 12h15, última modificação: 17/01/2023 17h08
Os professores atuarão no Campus I, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

Na manhã desta terça-feira (17), cinco novos docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tomaram posse, em solenidade que aconteceu no Gabinete da Reitoria. Os servidores atuarão no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) e Centro de Educação (CE).

A solenidade de posse foi presidida pelo Reitor Valdiney Gouveia e contou com a presença de familiares e amigos dos novos docentes, além do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas substituto, Fagner Oliveira; e da Diretora de Divisão de Seleção e Provisão (DSP), Lara Nóbrega.

O Reitor deu as boas-vindas aos servidores destacando que, na opinião dele, a docência além de uma profissão é um sacerdócio, que exige do profissional dedicação e entrega, em um local tão diverso como é uma universidade.

“Nós escolhemos ser professores e a profissão nos escolheu, temos que entrar em sala de aula e fazer o nosso melhor, sabendo que nossas palavras têm consequências importantes para os estudantes. Saibam que para mim é uma alegria que a universidade se renove com vocês aqui”, disse o Reitor.

Eliane Silva vai atuar no Departamento de Ciências Sociais, ela que é de São Paulo conta que só esteve na Paraíba para a realização das provas e agora para o ingresso no quadro funcional da UFPB. Para Eliane, que se muda para João Pessoa acompanhada da mãe, as expectativas sobre a nova cidade são altas, por ser um local belo e receptivo, enquanto o ingresso na UFPB configura a realização de um sonho.

“Depois de muitos anos na educação básica estou bem feliz de realizar esse sonho, vou atuar na sociologia das relações etnico-raciais cuja discussão dos temas têm uma importância fundamental, e a preocupação da UFPB de fazer um concurso específico sobre isso mostra que é um tema importante que precisa ser trabalhado”, disse Eliane Silva.

Já Carla de Almeida é aluna egressa da graduação, mestrado e doutorado da UFPB, e atuará no Departamento de Ciência da Informação. Para ela é uma emoção retornar à universidade onde já atuou como professora substituta.

“Eu sempre quis ser professora, agora tenho o privilégio de conquistar de forma efetiva para atuar na formação de novos profissionais da área da Ciência da Informação, área que lida também com a memória, cultura e identidades, então eu acredito muito na educação e na oportunidade de transformação a partir dessa área, tenho compromisso com a educação e de que essa área amplie e seja um ponto de convergência de processos de conquistas, de inclusão e diversidade dentro da UFPB”, afirmou Almeida.

Para Rayan Feitoza tomar posse como docente em uma Universidade Federal não é novidade, ele já atuava na UFBA e, ainda assim, dedicou-se para ser aprovado no concurso da UFPB, instituição onde estudou a graduação, mestrado e doutorado.

“É uma satisfação enorme ter sido fruto dessa universidade, e agora retorno para minha casa UFPB e minha terra Paraíba. Por mais que seja a segunda vez tomando posse, é uma sensação ainda melhor se sentir, de fato, voltando ao espaço onde pude ter o privilégio de ser graduando e agora formar novos profissionais, é uma satisfação e um dever de muita honra” falou Feitoza.

Confira a lista dos novos docentes da UFPB:

Carla Maria de Almeida - Departamento de Ciência da Informação (CCSA)

Eliane da Conceição Silva - Departamento de Ciências Sociais (CCHLA)

Marcus Quintanilha da Silva - Departamento de Habilitações Pedagógicas (CE)

Rayan Aramis de Brito Feitoza - Departamento de Ciência da Informação (CCSA)

Tâmara Ramalho de Souza Amorim - Departamento de Fundamentação da Educação (CE)

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins