Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB estreia em ranking internacional de universidades sustentáveis com bons resultados
conteúdo

Notícias

UFPB estreia em ranking internacional de universidades sustentáveis com bons resultados

publicado: 22/12/2023 17h06, última modificação: 22/12/2023 17h07
Entre estes resultados, a UFPB classificou-se entre as 20 melhores universidades brasileiras no quesito ‘água’

Foto: Angélica Gouveia

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passa a integrar o UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional que classifica mais de 1.000 universidades de 84 países com base no seu compromisso e ações de sustentabilidade. E a estreia neste ranking se deu com bons resultados: a UFPB classificou-se entre as 20 melhores universidades brasileiras ranqueadas no critério ‘água’ e obteve 3/4 da pontuação total possível no quesito ‘resíduos’. 

Os resultados foram divulgados no dia 05 de dezembro pela Universidade da Indonésia, instituição criadora e promotora dessa iniciativa. Com 5.995 pontos, a nota geral obtida pela UFPB foi cerca de 60% da pontuação total possível (10.000 pontos), o que fez a Universidade obter o 603º lugar na classificação mundial, a 83ª posição entre as universidades latinoamericanas e a 24ª posição entre as instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes do ranking. 

Para montar o ranking, os membros especialistas e revisores da UI GreenMetric World University Ranking validam as informações disponibilizadas pelas instituições de ensino superior (IES) em um questionário online, que contém 51 indicadores organizados em categorias (resíduos, água, energia e mudanças climáticas, transporte, educação e infraestrutura) com pesos diferentes na formação da pontuação final das IES ranqueadas. 

De acordo com Marina Lima, colaboradora do programa ‘Universidade Sustentável’, iniciativa executada pela vice-reitoria da UFPB, a adesão das IES ao ranking é voluntária. Na UFPB, esta adesão converteu-se em um diagnóstico da instituição no que se refere à sustentabilidade. 

“O programa ‘Universidade Sustentável’ visa promover a sustentabilidade nos quatro campi, mas para isso era importante ter um diagnóstico do que já estava sendo feito na instituição. Olhando mais profundamente o ranking e seu questionário, percebemos que ele atendia a este objetivo, oferecendo uma avaliação das iniciativas e ações de sustentabilidade já praticadas e também apontando para o que ainda pode ser feito”, analisa a colaboradora, que também é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPGER). 

Ainda de acordo com Marina, a boa avaliação da UFPB no quesito ‘resíduos’ é reflexo de alguns programas adotados pela Universidade, como a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos eletrônicos, tóxicos e orgânicos. Todas estas iniciativas foram validadas com notas máximas ou muito boas pelos membros especialistas e revisores da UI GreenMetric World University Ranking. 

“A UFPB realiza coleta seletiva, tem um contrato com uma empresa especializada para coleta, transporte e descarte adequado de lixo tóxico. No que se refere aos resíduos orgânicos, a UFPB destina as sobras dos Restaurantes Universitários e partes não utilizadas no consumo humano, como cascas, para alimentação animal”, explica a discente. 

Para a Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, uma universidade sustentável significa agir conforme as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, portanto, vai muito além das questões ambientais. 

“Estamos atrasados nesta questão. Contudo, devido à amplitude do tema, buscamos focar no contexto ambiental. E para saber qual o ponto de partida das ações foi necessário realizar um diagnóstico utilizando as métricas do Green Metric. Um trabalho que tem sido realizado por uma equipe multidisciplinar, de forma voluntária, com propósitos fortes de sermos um exemplo para a sociedade no cuidado com o nosso meio ambiente”, disse a gestora.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB