Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB expande em 53% número de bolsistas que apoiam alunos PCD em 2023
conteúdo

Notícias

UFPB expande em 53% número de bolsistas que apoiam alunos PCD em 2023

publicado: 19/02/2024 10h25, última modificação: 19/02/2024 10h25
Percentual foi obtido após comparação do número de apoiadores ativos no final de 2023 com os dados referentes ao ano de 2022

Foto: Freepik

O Programa Aluno Apoiador, conduzido pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), que é uma assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ampliou sua atuação no ano de 2023. O número de bolsistas atuantes no Programa, que tem o objetivo de selecionar estudantes para dar apoio aos alunos com deficiência da UFPB, saltou de 172, em 2022, para 269, em 2023. É o que revela o CIA em números, relatório divulgado em janeiro com as ações realizadas pelo Comitê ao longo do ano passado.

Em valores percentuais, o aumento de alunos apoiadores ativos em dezembro de 2023 é de 53% em relação à quantidade de bolsistas ativos no mesmo período do ano de 2022. Esse salto ocorreu no número de bolsistas atuantes nos campi I (João Pessoa/Santa Rita), II (Areia) e III (Bananeiras). O Programa também possui alunos apoiadores no campus IV (Rio Tinto/Mamanguape). 

O documento divulgado revelou também um incremento nas atividades realizadas pelo Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistida (Lavita) em colaboração com o CIA no ano de 2023. Foram 31 atendimentos, 340% a mais, se comparados com os 9 atendimentos realizados em 2022. 

O Lavita presta serviços como adaptação de mobiliário e computadores, empréstimo de equipamentos, incluindo cadeira de rodas, atendimentos de terapia ocupacional, dentre outros. A parceria entre as duas unidades se caracteriza pela assistência aos alunos ou servidores da UFPB, para os quais a porta de entrada no serviço de apoio pedagógico ou de acessibilidade é realizada no CIA. Se detectada a necessidade de acompanhamento mais especializado, encaminha este usuário para o Lavita. 

De acordo com Rafael Monteiro, coordenador do CIA, o incremento deve-se à frequência regular de realização das seleções para o Programa. 

“Geralmente publicamos de dois a três editais por ano. Se o apoiador for bem avaliado pelo estudante PCD que estava recebendo seu suporte e cumprir os deveres exigidos pela função, esse apoiador é renovado a cada semestre, podendo permanecer até a conclusão de seu curso”, explica Rafael. 

No processo seletivo mais recente para aluno apoiador, cujas assinaturas dos contratos ocorreram no último dia 02 de fevereiro, foram oferecidas 67 vagas, além de formação de cadastro de reserva. O valor máximo da bolsa é de R$ 500,00 e a carga horária máxima, de 80 horas mensais. 

Para ser um aluno apoiador, entre outros critérios, o discente deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFPB e possuir CRA igual ou superior a 5, no caso dos cursos de ciências exatas, ou CRA igual ou superior a 7 para as demais áreas. 

Para acessar a edição de 2023 do CIA em números, com todos os dados referentes às ações realizadas pelo Comitê e demais órgãos colaboradores, acesse o site do CIA ou clique aqui

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Freepik
Ascom/UFPB