Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB faz levantamento da demanda dos servidores por cursos de capacitação
conteúdo

Notícias

UFPB faz levantamento da demanda dos servidores por cursos de capacitação

Pesquisa deve ser respondida pelos gestores de cada setor até 11 de maio
publicado: 30/04/2020 15h48, última modificação: 30/04/2020 15h50
Afastamentos e pedidos de licença para capacitação deverão estar previstos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPB para 2021. Foto: Angélica Gouveia

Afastamentos e pedidos de licença para capacitação deverão estar previstos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPB para 2021. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realiza, até o dia 11 de maio, Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) dos servidores da UFPB. A pesquisa deve ser respondida por todos os gestores, via Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh).

As informações deverão ser coletadas a partir de reuniões com suas respectivas equipes, a fim de que possam informar as necessidades de desenvolvimento dos docentes e técnico-administrativos em educação.

O levantamento é uma importante ferramenta de gestão que vai subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas(PDP) da UFPB para 2021. No deste ano, foram elencados 545 pedidos. Instituição tem mais de 6 mil servidores docentes e técnico-administrativos.

O plano está sendo elaborado pela Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) da Progep. O documento deverá ser encaminhado ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) até o dia 15 de junho. Por essa razão, prazo para preenchimento não poderá ser prorrogado.

A diretora da divisão, Renata Batista Benedito, destaca que a participação de todos os servidores e a adesão ao levantamento são de extrema relevância para garantir a oferta de ações que visem o desenvolvimento da instituição, assim como a concessão dos afastamentos e pedidos de licença para capacitação.

"Conforme o Decreto 9.991/2019, todas essas ações terão que estar previstas no PDP da instituição, não sendo passíveis de atendimento sem essa previsão. É importante que todos os gestores realmente respondam e já verifiquem se há previsão para o próximo ano de algum afastamento no seu setor, da equipe subordinada a ele”, alerta Renata.

Segundo a gestora, entre os cursos que sempre são demandados, estão os dos sistemas Sipac (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos), Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh) e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que envolvem novas tecnologias para atividades docentes e cursos considerados atividades transversais, como ética, qualidade no serviço público, além dos relacionados à qualidade de vida.

Cada chefe imediato deve preencher o questionário com as necessidades da equipe. O gestor superior fica dispensado de informar as necessidades dos setores subordinados e indicará apenas aqueles da equipe diretamente vinculada. 

Ascom/UFPB