Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma acordo de cooperação com Secretaria de Administração da PB
conteúdo

Notícias

UFPB firma acordo de cooperação com Secretaria de Administração da PB

publicado: 16/08/2022 18h34, última modificação: 16/08/2022 18h34
Acordo firmado por meio do LabGov vai ter foco na gestão de contratos públicos

Foto: Aline Lins

Foi assinado, na tarde desta terça-feira (16), um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Administração do Governo da Paraíba para a gestão de contratos públicos. A parceria vai ser realizada entre o Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo (LabGov) da UFPB, criado recentemente, e a Central de Compras da Secretaria, e terá vigência inicial de dois anos.

A solenidade de assinatura do termo ocorreu na Reitoria e contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia, de gestores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Agência de Inovação Tecnológica (Inova/UFPB), da equipe do LabGov, da secretária de Administração, Jacqueline Gusmão, e do secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes

Para o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, as parcerias com o Governo do Estado são muito importantes e, na sua avaliação, os contratos públicos são uma área muito sensível para as instituições, de forma que ter esse aporte de recursos do Governo do Estado vai ser fundamental para o estado da Paraíba e as empresas que possam aderir à parceria com a Universidade, no futuro. 

“É motivo de festa e de alegria que tenhamos aqui um laboratório, nosso, de inovação em contratos públicos, pois esse é um gargalo de toda e qualquer instituição”, ressaltou o Reitor.

A diretora-presidente da Inova/UFPB, professora Kelly Gomes, destacou que “inovar na gestão pública é extremamente necessário”. Ela considera que o projeto vai beneficiar não apenas o CCSA, mas toda a UFPB. “Esse primeiro projeto prospectado pelo LabGov vai ser um de muitos que ainda virão, além de todo suporte que vamos ter para nossa instituição”, acrescentou.   

Coordenador técnico do acordo na UFPB, o professor James Vieira enfatizou que essa parceria é estratégica e beneficia as duas instituições. “O intuito não é resolver os desafios que eles têm, mas contribuir para melhorar a gestão. Ainda segundo ele, a princípio a cooperação não envolve transferência de recursos financeiros, mas o intuito é que, a médio e longo prazo, sejam concedidas bolsas para os alunos da Universidade que atuam no projeto. 

“Sempre foi nossa intenção, do Governo do Estado, essa aproximação com a academia, que a gente acha de extrema importância. Só há trocas benéficas tanto para um ente como para o outro, no sentido de que toda a ciência estudada tem que ser posta em prática e a prática também está no serviço público, além do meio privado”, ressaltou a secretária Jacqueline Gusmão. 

Para Letácio Guedes, que está à frente da Controladoria Geral do Estado, órgão com o qual o LabGov pretende firmar a próxima parceria, o Laboratório da UFPB tem muito a contribuir no sentido de aumentar a capacidade do Estado. “Na hora em que um processo de compra é melhorado, otimizado, a capacidade do Estado foi ampliada”, pontuou. 

O LabGov – Iniciativa implementada pelo Departamento de Gestão Pública e vinculada ao Núcleo de Inovação do CCSA, da Agência Inova/UFPB, o Laboratório tem a proposta de desenvolver soluções de inovação para governos em áreas diversas, a exemplo das contratações públicas. Para isso, conta com uma equipe de 26 membros, entre pesquisadores e extensionistas das áreas de Gestão Pública, Direito e Ciência da Computação.   

Mais informações:

LabGov/UFPB | labgov@ccsa.ufpb.br

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins