Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inaugura elevador e corredores com acessibilidade no prédio da Reitoria
conteúdo

Notícias

UFPB inaugura elevador e corredores com acessibilidade no prédio da Reitoria

publicado: 14/07/2023 17h33, última modificação: 14/07/2023 17h53
Solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (14)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, na manhã desta sexta-feira (14), o elevador do prédio da Reitoria e a abertura de corredores com acessibilidade em três dos quatro pavimentos da estrutura. Ao todo, foram investidos mais de R$ 300 mil nas duas obras. 

O elevador tem capacidade para 13 pessoas (975kg) e está localizado no hall da nova entrada da Reitoria, onde também está um dos corredores com acessibilidade que faz a comunicação, no térreo, do elevador aos acessos à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e de Extensão (Proex). No primeiro piso, o corredor recém-inaugurado liga o elevador ao Espaço de Saúde do Servidor e, no segundo pavimento, à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). 

Participaram da solenidade de descerramento da placa o Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso, o Superintendente de Infraestrutura da UFPB, Jairo Dantas e o Coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade, Rafael Monteiro. 

Em sua fala durante as inaugurações, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, ressaltou que a gestão está empenhada para tornar a Universidade cada vez mais inclusiva. 

“Esta inauguração representa uma ação que espero que seja seguida em toda a Universidade Federal da Paraíba. Nosso propósito é de que possamos ter pelo menos uma plataforma ou elevador em cada um dos 17 centros de ensino da UFPB”, informou o Reitor. 

Em seguida, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso, lembrou também que os corredores recém-inaugurados são necessários para fazer a comunicação das unidades sediadas no térreo, primeiro e segundo pavimentos com o novo elevador e a nova entrada do prédio da Reitoria, localizada na Via dos Ipês, ao lado do Arquivo Central. 

Logo após falou o Coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da UFPB, Rafael Monteiro, que parabenizou todos os órgãos da Universidade envolvidos na iniciativa, como o CIA, Reitoria, Proplan, Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). 

“Esse equipamento servirá para todos nós. A acessibilidade não é só restrita à pessoa com deficiência, mas vale para todos. Por exemplo, idosos, mesmo sem qualquer deficiência, são um grupo de pessoas que vão precisar de um elevador ou de uma rampa. Então, devemos ampliar esse conceito de acessibilidade”, disse Rafael. 

Mais investimentos em acessibilidade

Os investimentos em acessibilidade devem chegar a outros prédios e áreas da UFPB. De acordo com Jairo Dias, gestor da Sinfra, está em curso uma licitação para instalação de mais 20 novos elevadores e plataformas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A aquisição dos equipamentos deverá ser realizada ainda neste ano. 

Além dessas compras, uma outra iniciativa em desenvolvimento na Universidade que diz respeito à acessibilidade é o Projeto Rotas Acessíveis. A ação, desenvolvida desde 2021, é uma parceria da Reitoria, por meio do CIA, com a Sinfra, Proplan e o Laboratório de Acessibilidade (Lacesse), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. 

O projeto consiste em planejar e executar as seguintes adequações: piso tátil nas calçadas, ruas e corredores que dão acesso às salas de aula e setores; estacionamento com sinalização horizontal e vertical; instalação de guarda-corpos e rampas; e uma rota central acessível que cruza todo o Campus I, do acesso à UFPB pelo CCHLA às proximidades do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).  

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB