Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia primeira turma do curso de especialização em morfologia, pioneiro no Nordeste
conteúdo

Notícias

UFPB inicia primeira turma do curso de especialização em morfologia, pioneiro no Nordeste

publicado: 08/02/2024 11h06, última modificação: 08/02/2024 11h06
Aula inaugural da formação lato sensu foi realizada no último sábado (3), no Campus I da UFPB

Foto: Divulgação

Além de cursos strictu sensu em nível de mestrado e doutorado, a pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também dispõe de 8 cursos de especialização (lato sensu). Nesta modalidade, o atual destaque é o I Curso de Especialização em Morfologia da UFPB, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), em virtude do pioneirismo regional na oferta desta formação, no campo da morfologia, por instituições públicas de ensino. 

O pontapé desta formação foi dado com a solenidade de abertura da primeira turma do curso, que ocorreu no último sábado (3), no auditório do prédio das Superintendências (antiga Prefeitura Universitária), no Campus I da UFPB. O momento contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Instituição, Prof. João Euclides. O coordenador e o vice-coordenador do curso de especialização, Prof. André Oliveira e Prof. Ivson Bezerra da Silva, respectivamente,  também participaram da ocasião, além do chefe do Departamento de Morfologia (DMORF) da UFPB, Prof. Arthur William de Lima Brasil. 

Logo após a aula inaugural, os alunos presentes seguiram para as salas e laboratórios do Departamento de Morfologia, onde foram ministrados conteúdos na área de embriologia, histologia e anatomia. No domingo (4), foram realizadas atividades teóricas e práticas relacionadas à preparação de lâminas histológicas e técnicas de fixação e conservação de corpos doados. 

A especialização em morfologia da UFPB tem duração prevista de 12 meses, período no qual serão ofertados 20 módulos, com carga horária de 20 horas cada. De acordo com o coordenador da especialização, Prof. André Oliveira, o curso da UFPB deve preencher uma lacuna no que se refere à capacitação específica em morfologia, tornando a Universidade um centro de referência na área.

“O ciclo básico, no qual a morfologia é presença obrigatória em praticamente todos os cursos ligados à saúde, tem tido poucos investimentos no que se refere à capacitação específica desta área. Portanto, buscando atender a essa especificidade e à demanda incessante de colegas professores e recém-formados que desejam se especializar nessa área, elaboramos este curso, fundamentado na formação de profissionais que possam ser capazes de ensinar e/ou se qualificar nas áreas de Anatomia, Histologia e Embriologia”, afirmou o coordenador.

As atividades do I Curso de Especialização em Morfologia da UFPB serão retomadas no dia 24 de fevereiro, quando será iniciado seu segundo módulo. O edital com vistas à seleção de novos discentes para a segunda turma da qualificação tem previsão de publicação em outubro, de acordo com o coordenador da especialização. 

Para mais informações sobre a formação, os interessados podem acessar o site oficial do DMORF e o perfil no instagram @posmorfologiaufpb, bem como enviar dúvidas para o e-mail posmorfologiaufpb@gmail.com.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB