Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia semestre com aula magna sobre implantação de complexos de inovação no Brasil

publicado: 08/02/2023 09h42, última modificação: 10/02/2023 18h19
Aula será ministrada pelo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), professor Anderson Ribeiro Correia

“Iniciativas de Sucesso na Implantação de Complexos de Inovação no Brasil” será o tema da aula magna que dará as boas-vindas à comunidade universitária e abrirá, nesta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, os semestres letivos dos cursos presenciais e à distância na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A aula será ministrada pelo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), professor Anderson Ribeiro Correia, a convite do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

A UFPB deu início às atividades acadêmicas nesta quarta-feira (8). A instituição possui, atualmente, 32.635 alunos nos cursos presenciais e a distância.

A aula magna que acontece nesta quinta (9) sucederá a apresentação de violoncelo solo do professor da UFPB Felipe Avellar, que abrirá o evento no auditório da Reitoria, contando com transmissão simultânea pelo canal da TV UFPB no YouTube.

De acordo com o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a aula magna organizada pela Reitoria da UFPB tem como objetivo marcar o início das atividades e acolher toda a comunidade universitária.

O professor Anderson Ribeiro Correia é docente titular do ITA, onde já ocupou anteriormente diversas funções, como Pró-reitor de Extensão e Cooperação, Chefe de Departamento, Coordenador de Cursos e Coordenador de Projetos. Ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ele também foi membro do Conselho Deliberativo e é atual pesquisador do CNPq, nível 1B.

Anderson Ribeiro Correia é também assessor ad-hoc da CAPES, FAPESP e CNPq; editor associado da Revista Transportes; editor convidado do Periódico Frontiers in Future Transportation; membro de comitês do Transportation Research Board - USA. Dentre os cargos que já exerceu, ele foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo.

Anderson Ribeiro Correia também é Professor Honoris Causa pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, outorgado no aniversário de 109 anos da universidade. Ele possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes - University of Calgary (2004) - Canadá. É membro de vários conselhos profissionais na área de educação, ciência, tecnologia e inovação, junto a FIESP, CNI, Parque Tecnológico de São José dos Campos e IPPLAN.