Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inscreve até esta segunda (25) em processo seletivo com 158 vagas para reopção de curso

publicado: 25/03/2024 12h01, última modificação: 25/03/2024 12h01
Processo Seletivo de Reopção de Curso (PSRC) destina-se a selecionar estudante regular para mudar do curso ao qual está vinculado para outro curso de graduação

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está ofertando um total de 158 vagas para reopção de cursos de graduação, na modalidade presencial, para o período letivo 2024.1. O processo seletivo foi aberto pela Pró-Reitora de Graduação (PRG) por meio do Edital nº 08/2024, retificado pelo aviso nº 6/2024. O edital foi publicado na página da PRG no dia 13 de março.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), até esta segunda-feira, 25 de março de 2024.

O Processo Seletivo de Reopção de Curso (PSRC) – 2024.1 destina-se a selecionar estudante regular para mudar do curso ao qual está vinculado para outro curso de graduação na UFPB. A reopção de curso só poderá ser concedida uma única vez e só poderá ser realizada entre cursos da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato, conforme Anexo II do edital.

Não haverá prova para os candidatos aos cursos ofertados, exceto para aqueles que desejarem concorrer aos Cursos de Música. Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música serão submetidos à prova de conhecimentos específicos, cujo resultado comporá a nota final que será utilizada para sua classificação no processo seletivo.

Critérios

Estará apto a se inscrever no PSRC 2024.1 o candidato que cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuir vínculo ativo e matrícula regular no curso de origem (ou seja, o aluno deve estar matriculado em componente curricular no período atual – 2023.2); possuir, na data da inscrição, carga horária integralizada na UFPB de, no mínimo, 12% e, no máximo, 50% da estrutura curricular a qual esteja vinculado; não ter atingido, na data da inscrição, 50% do prazo mínimo para a integralização do currículo do curso ao qual está vinculado, excluídos os trancamentos regimentais e períodos suplementares; e possuir, na data da inscrição, Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 (cinco).

É preciso, ainda, que o candidato tenha realizado, pelo menos, uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos três últimos anos (2021, 2022 e/ou 2023), sendo consideradas a maior nota obtida pelo candidato e média mínima do Enem de 400,00 pontos e na redação, 400,00 pontos. O candidato não poderá ter obtido nota zero em nenhuma prova.

Considerando que os candidatos ao Processo Seletivo de Reopção de Curso já ingressaram no ensino superior, não será aplicada a reserva de vagas prevista na Lei nº 12.711/2012 e suas modificações.

A chamada dos candidatos classificados para as vagas só será feita uma única vez, portanto, não haverá lista de espera. Ainda que sobrem vagas, não há cadastro de reserva. Caso haja vagas não preenchidas, essas vagas serão utilizadas no próximo processo seletivo.

Todos os procedimentos, documentação necessária, cronograma e quadro de vagas estão detalhados no edital.

Texto: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia