Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB integra comissão da ALPB para reverter corte no orçamento

UFPB integra comissão da ALPB para reverter corte no orçamento

Grupo convocará Governo Federal para apresentar impactos negativos da medida
publicado: 15/05/2019 20h02, última modificação: 16/05/2019 03h08
Exibir carrossel de imagens Reitora Margareth Diniz apresentou o relatório "UFPB em números: 2012-2018". Créditos: Raíssa Oliveira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai integrar comissão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para reverter corte no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) paraibanas, anunciado em 30 de abril. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) também vão compor o grupo.

Esse foi o principal encaminhamento de audiência pública da ALPB na tarde desta quarta-feira (15), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe, na Grande João Pessoa, que discutiu o bloqueio de mais de R$ 100 milhões nos recursos das Ifes no Estado.

Frente Parlamentar Paraibana em Defesa das Ifes também foi criada nesta tarde. Além disso, a reitora da UFPB Margareth Diniz e o reitor do IFPB Cícero Lopes foram indicados para receberem a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da ALPB.

Já nesta sexta-feira (17), a comissão se reunirá com a bancada paraibana no Congresso Nacional, formada por 12 deputados e três senadores. A ideia é pleitear audiência pública com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ou com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, a fim de apresentar extrato sobre o que foi debatido na reunião pública de hoje, sobretudo os impactos negativos da medida.

Nesta quinta (16), haverá reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba no IFPB, em João Pessoa. Criado em 2013, o fórum trabalhará para dimensionar os impactos do corte no Estado. Segundo a reitora da UFPB Margareth Diniz, se o bloqueio de quase R$ 45 milhões não for revertido, a universidade vai parar em setembro.

A audiência pública, proposta pelos deputados estaduais Cida Ramos, Estela Barbosa e Ricardo Barbosa, em parceria com o presidente da ALPB, Adriano Galdino, teve início às 15h e coincidiu com a paralisação nacional das Ifes, convocada por representações de classe para esta mesma data.

Segundo Galdino, esta foi a maior audiência pública da história da ALPB. De acordo com o cerimonial, havia mais de 480 lideranças políticas, professores, estudantes, técnico-administrativos e representantes de classe acompanhando os debates. Nove dos 36 deputados estaduais compareceram.

Ao seguir o regimento da casa legislativa, lideranças políticas e representantes de classe tiveram cinco minutos para se pronunciarem. Os reitores, 15 minutos. Em sua apresentação, a reitora da UFPB Margareth Diniz exibiu o levantamento “UFPB em números: 2012-2018”, que mostra os avanços da instituição nos últimos sete anos.

Pedro Paz | Ascom/UFPB