Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lamenta falecimento da professora aposentada Maria Lewtchuk Espíndola

UFPB lamenta falecimento da professora aposentada Maria Lewtchuk Espíndola

publicado: 18/12/2023 10h28, última modificação: 18/12/2023 10h28

UFPB LAMENTA FALECIMENTO DA PROFESSORA APOSENTADA MARIA LEWTCHUK ESPÍNDOLA

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta o falecimento da docente aposentada Maria Lewtchuk Espíndola, aos 70 anos de idade, ocorrido em 09 de dezembro, em João Pessoa. Natural de Curitiba, a docente atuou na UFPB por 38 anos (1980 a 2018), dedicando-se especialmente aos Departamentos de Física e Matemática, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Detentora de uma formação acadêmica sólida, a Professora Maria Lewtchuk Espíndola obteve sua graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1975), seguida por um mestrado em Física Atômica e Molecular pelo Instituto de Física Teórica - UNESP/SP (1978), e doutorado em Física-Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993).

Antes da UFPB, Maria Lewtchuk também contribuiu com os processos de ensino e aprendizagem de alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde lecionou entre 1978 e 1980.

O Departamento de Matemática da UFPB também divulgou nota de pesar. “Sua trajetória foi marcada pelo profissionalismo exemplar e, ao longo de sua vida na Universidade, trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento de nosso departamento, tanto no ensino de graduação quanto na pós-graduação. Destaca-se, ainda, sua relevante participação na pesquisa, evidenciada por importantes publicações em periódicos internacionais de renome, tais como o "Journal of Mathematical Physics," e "Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical.”, diz a nota do departamento.

Segundo aqueles que conviveram com a professora Maria Lewtchuk Espíndola, a docente gostaria de ser lembrada pelas pesquisas e teoria na área da Linearização da Equação de Hamilton-Jacobi, desenvolvida com seu esposo, o Prof. Oslim Espindola, também docente do Departamento de Matemática da UFPB, e falecido há 23 anos.

A docente deixa a filha Maíra Lewtchuk Espindola, professora do Departamento de habilitação pedagógica do Centro de Educação da UFPB, e os netos Ila e Igor.

A UFPB apresenta sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que admiravam a atuação profissional e a presença amistosa da professora Maria Lewtchuk Espíndola.

18/12/2023

Reitoria da UFPB