Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança edital do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

UFPB lança edital do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

publicado: 25/11/2022 14h54, última modificação: 30/11/2022 10h13
Serão selecionados 14 bolsistas em sete programas participantes

Foto: jannoon028/Freepik

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB) publicou o edital da primeira seleção do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Serão selecionados 14 bolsistas – sendo sete para o mestrado e sete para o doutorado – para ingresso no período acadêmico 2023.1 em sete programas de pós-graduação.

Os programas participantes são os de Pós-Graduação em: Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM); em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM); em Engenharia Elétrica (PPGEE); em Energias Renováveis (PPGER); em Engenharia Mecânica (PPGEM); em Informática (PPGI); em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPNSB); em Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF); e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

O Programa MAI/DAI tem o intuito de fomentar a capacidade de inovação, de competitividade das empresas envolvidas e o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Dessa forma, os projetos de mestrado e doutorado são desenvolvidos em parceria com empresas que realizem atividades de PD&I. A lista das empresas participantes, bem como as demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Aberto a estudantes de todo o país, o processo seletivo ocorrerá por meio de um exame de seleção especial nos programas de pós citados, em nível de mestrado e de doutorado. As inscrições serão realizadas no período de 2 a 6 de janeiro de 2023 por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). O resultado da seleção será publicado no dia 17 de fevereiro de 2023.

Segundo o coordenador do programa MAI/DAI na UFPB, professor Juan Villanueva, do Departamento de Engenharia Elétrica, esta é a primeira seleção de bolsistas do MAI/DAI desde que a universidade foi qualificada como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), por meio da Chamada Pública Nº 12/2020, realizada pelo CNPq, instituição que financia as bolsas cujos valores são, atualmente, de R$ 1.500 mensais para mestrado e de R$ 2.200 mensais para doutorado.

Dúvidas sobre a seleção podem ser esclarecidas com o professor Juan Villanueva, pelo e-mail jmauricio@cear.ufpb.br .

Reportagem: Milena Dantas
Foto: jannoon028/Freepik