Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança edital para projetos de ensino e concessão de bolsas de monitoria para os semestres 2022.2 e 2023.1

publicado: 02/02/2023 16h57, última modificação: 02/02/2023 16h57
Serão disponibilizadas 600 bolsas de monitoria

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 04/2023 para selecionar projetos de ensino no âmbito do Programa de Monitoria e alunos bolsistas para atuar como monitores.

Os projetos de ensino serão vinculados aos componentes curriculares ofertados nos períodos letivos 2022.2 e 2023.1, com o objetivo de apoiar a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, minorar problemas de repetência, evasão ou falta de motivação em algumas disciplinas, contribuir para a melhoria na qualidade de ensino, promover cooperação acadêmica, dentre outros.

A seleção é dividida em duas partes. A primeira trata da escolha dos projetos a serem propostos por docentes da universidade e a segunda trata da seleção de monitores para os projetos selecionados pela PRG, os quais receberão uma bolsa no valor de R$ 400.

O período de inscrição para os projetos, que teve início no dia 1º, segue até o dia 13 de fevereiro, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para submeter o projeto de ensino, seja individual ou departamental, é necessário o preenchimento dos itens do projeto e a indicação do número de monitores requisitados. Os projetos devem incluir, ainda, informações sobre o Plano de Ação e o componente curricular associado; e deverão ser previamente aprovados pelo Departamento do curso do componente curricular.

De acordo com a PRG cada projeto de ensino será apreciado por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 10. Serão considerados aprovados aqueles com média final igual ou superior a cinco.

O resultado preliminar e o resultado final da seleção de projetos serão divulgados no site da PRG nos dias 1º e 14 de março, respectivamente.

Seleção de monitores

Serão disponibilizadas 600 bolsas de monitoria no valor de R$ 400. O valor investido pela UFPB para esse programa é de R$ 1.920.000,00. Os estudantes selecionados para prestarem apoio didático no âmbito dos projetos de ensino serão considerados monitores e poderão exercer suas atividades na modalidade remunerada ou não remunerada.

Os alunos dos cursos de graduação da UFPB devem realizar sua inscrição para seleção de monitoria via SIGAA, no projeto do seu interesse. Somente poderão inscrever-se no processo de seleção os alunos que tenham integralizado a disciplina objeto da seleção, ou equivalente, com comprovação em seu histórico acadêmico constando, no mínimo, média sete.

Os estudantes interessados também deverão ter disponibilidade de 12h semanais para as atividades de monitoria. A avaliação do estudante se dará mediante as notas da prova de seleção, nota obtida na disciplina e Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA).

Caberá aos monitores selecionados as funções de assessorar e colaborar com o professor orientador no planejamento e desenvolvimento das atribuições didáticas, com assiduidade e proatividade; relacionar atividades de pesquisa e extensão com atividades de monitoria; dar suporte didático e tecnológico para o desempenho das atividades acadêmicas aos discentes matriculados no componente curricular vinculado ao Programa, e outras. O período de efetivação e divulgação dos processos seletivos para os alunos atuarem como monitores será de 15 a 20 de março.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins