Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 12 vagas de mestrado em Biotecnologia
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 12 vagas de mestrado em Biotecnologia

publicado: 06/12/2023 15h53, última modificação: 06/12/2023 15h53
Inscrições deverão ser realizadas de 27 de dezembro a 03 de janeiro pelo SIGAA

Foto: Angélica Gouveia

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), serão abertas, de 27 de dezembro a 03 de janeiro de 2024, as inscrições para 12 vagas de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Deste total, 3 vagas (20%) serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). Para proceder à inscrição, o candidato necessita preencher o formulário online disponível no sistema e anexar a documentação solicitada no item 2 do edital do certame, juntamente com o projeto de dissertação de Mestrado, nos campos disponíveis, e imprimir o comprovante gerado ao final da inscrição. 

O processo seletivo será composto por três etapas: defesa de projeto de dissertação, capacidade de interpretação de texto na língua inglesa, ambos de caráter eliminatório e classificatório, e a avaliação de currículo lattes, com caráter apenas classificatório. Os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 6,0 em cada uma das etapas eliminatórias serão excluídos do certame.

A prova de defesa de projeto, que será realizada pela plataforma Google Meet na data prevista de 31 de janeiro de 2024, terá duração máxima de 50 minutos, incluindo o tempo de apresentação e arguição. Já a avaliação de interpretação em língua inglesa, agendada para o dia 07 de fevereiro de 2024, das 9h às 11h, também acontecerá em ambiente remoto. Os candidatos que possuem certificados de exames de proficiência conforme o item 9.5 do edital poderão solicitar a dispensa do exame de interpretação em língua inglesa, anexando os respectivos certificados no ato de inscrição. 

Para a classificação final dos candidatos, será utilizada uma média ponderada, calculada a partir das pontuações obtidas na apresentação de projeto (peso 6), na análise do currículo lattes (peso 3) e na avaliação de interpretação em língua inglesa (peso 1). Serão considerados classificados os candidatos aprovados nas fases eliminatórias deste edital e cuja ordem de classificação no certame seja compatível com o número total de vagas oferecidas. 

Os resultados final e definitivo de toda a seleção serão divulgados nas datas previstas de 19 de fevereiro e 6 de março de 2024, respectivamente, na página do PPGBiotec no SIGAA. Além destes, as notas e listas referentes às etapas intermediárias do processo seletivo também serão divulgadas no mesmo local, nas datas estipuladas no cronograma do certame. 

As matrículas deverão ser realizadas, pelo candidato classificado, na secretaria do PPGBiotec, de 07 a 12 de março de 2024, no horário das 09h às 12h, munido dos documentos elencados no item 16 do edital. 

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail ppgbiotecm@cbiotec.ufpb.br

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB