Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 12 vagas para mestrado e doutorado em física
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 12 vagas para mestrado e doutorado em física

publicado: 21/12/2023 18h55, última modificação: 21/12/2023 18h55
Interessados têm até o dia 26 de janeiro para realizar as inscrições

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até o dia 26 de janeiro de 2024, para 12 vagas – 6 vagas em nível de mestrado e outras 6 de doutorado – no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF). Deste total, quatro vagas (duas em cada um dos cursos) são destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

Os candidatos devem realizar as inscrições, gratuitamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 26 de janeiro de 2024. Para efetivá-la, é necessário anexar o rol de documentos solicitados no subitem 1.14 do edital, em arquivo único obrigatoriamente no formato PDF.

O processo de seleção será composto de duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda, que será apenas classificatória. Na primeira etapa, os candidatos que não atingirem nota igual ou maior que 5,0 na prova de seleção, cuja aplicação está prevista para o dia 05 de fevereiro de 2024, serão eliminados, independentemente de estarem correndo às vagas destinadas às ações afirmativas ou na ampla concorrência.  

Na segunda etapa, uma média ponderada, formada pelos resultados da prova de seleção de e de uma análise curricular, definirá a pontuação final obtida no processo seletivo. Para a seleção ao mestrado, a nota obtida na prova escrita terá peso 8 na pontuação final e a nota da análise de currículo, peso 2. Já para os candidatos que concorrem a uma vaga no doutorado, os pesos no resultado final serão de 7 e 3 para, respectivamente, a prova escrita e a análise curricular.

O PPGF divulgará os resultados de todas as etapas em sua página no SIGAA, incluindo as decisões quanto aos pedidos de reconsideração e recursos, que poderão ser solicitados pelos candidatos em cada fase da seleção, desde que obedecidos os prazos determinados no cronograma. 

As matrículas dos candidatos aprovados no processo seletivo deverão ser efetuadas no período de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, encaminhando, em formato PDF, para o e-mail da secretaria do PPGF (secpos@fisica.ufpb.br) os arquivos elencados no subitem 7.9 do edital.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail secpos@fisica.ufpb.br

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB