Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 150 vagas para especialização EaD em desenvolvimento social e econômico regional
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 150 vagas para especialização EaD em desenvolvimento social e econômico regional

publicado: 27/02/2024 11h38, última modificação: 27/02/2024 11h38
Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição termina nesta quinta-feira (29)

Foto: Oriel Farias

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital que regulamenta processo seletivo para 150 vagas na especialização em desenvolvimento social e econômico regional, vinculado ao Departamento de Produção Sucroalcooleira (DTS) do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB. 

O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com as 150 vagas do certame distribuídas entre 13 polos EaD da UFPB na Paraíba da seguinte forma: João Pessoa (20 vagas), Campina Grande (20), Alagoa Grande (10), Araruna (10), Cabaceiras (10), Cuité de Mamanguape (10), Itaporanga (10), Livramento (10), Lucena (10), Mari (10), Pitimbu (10), Pombal (10) e Taperoá (10). 

De acordo com o edital, ainda que a especialização seja oferecida na modalidade EaD, estão previstos alguns encontros presenciais, cuja presença do aluno é obrigatória, devendo o discente ter disponibilidade de deslocamento ao polo para o qual se inscreveu. 

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 15 e 20 de março, até às 18h, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), clicando na aba Processos Seletivos e, em seguida, no comando ‘Processos Seletivos - Lato Sensu’. Para efetuar a inscrição, o candidato precisa apresentar os documentos listados no item 2 do edital do processo seletivo. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, com a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) pelo SIGAA. Para os candidatos com direito à isenção desta taxa, a solicitação deverá ser realizada pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br, endereço institucional da Central de Atendimento a Estudantes e Departamentos (Caed) do CTDR, enviando o anexo IV, disponibilizado no edital, devidamente preenchido, além da documentação pertinente conforme os critérios descritos no item 3 do certame. 

O processo seletivo consistirá em análise do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), com peso 7 na formação da média final, bem como de contagem de pontos do currículo lattes e da pontuação acadêmica, com peso 3. Para ser aprovado e classificado na seleção, o candidato precisa obter média final igual ou superior a 5. Tal nota também precisa ser compatível com o número total de vagas oferecidas, após a hierarquização dos resultados pela sequência decrescente das notas obtidas. 

A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 17 de abril, no site do CTDR. Os candidatos classificados deverão realizar as matrículas na secretaria do PPG, no período de 18 a 22 de abril, das 8h às 18h, mediante a apresentação de cópia legível da documentação descrita no item 13 do edital.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias
Ascom/UFPB