Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece minicurso gratuito sobre resgate da felicidade, com 150 vagas
conteúdo

Notícias

UFPB oferece minicurso gratuito sobre resgate da felicidade, com 150 vagas

publicado: 17/10/2022 11h14, última modificação: 17/10/2022 11h42
Os participantes serão apresentados aos princípios da Psicologia Positiva e do mindfulness

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições, a partir desta segunda-feira (17), para a 2ª edição do minicurso “A Felicidade está aqui”, que tem por objetivo auxiliar os participantes na recuperação do sentimento de bem-estar e na readequação social pós-pandemia da Covid-19 de uma forma mais tranquila, por meio do trabalho de aceitação e desenvolvimento emocional.

Ao todo são ofertadas 150 vagas gratuitas voltadas para a comunidade acadêmica e para o público em geral. As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O minicurso é realizado pelo projeto de extensão “UFPB no Combate à Covid-19: prevenção/redução dos efeitos na saúde mental causados pela pandemia através do ensino da felicidade”, coordenado pela Professora Liana Filgueira, Vice-reitora da UFPB e docente do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira (DTS) do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).

A capacitação será dividida em 2 módulos. O Módulo I terá início no dia 16 de novembro, às 19h, no auditório da Superintendência de Ensino a Distância – Sead (próximo à Reitoria), e finalizará no dia 07 de dezembro. Já o Módulo II está previsto para ocorrer em fevereiro de 2023. A carga-horária total do minicurso é de 40 horas.

O trabalho segue a corrente da Psicologia Positiva que estuda a ciência do bem-estar. Para a Psicologia Positiva a sensação de bem-estar pode ser obtida através de práticas como: gratidão, mindfulness (meditação de atenção plena), desenvolvimento da resiliência, reconhecimento dos valores e outras habilidades conhecidas como soft skills. A Professora Liana Filgueira acredita que todo esse conhecimento e orientação podem ser repassados para as pessoas, por meio de aulas interativas e dinâmicas.

“Emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido (propósito) e realização são os fundamentos da psicologia positiva. A partir desses 5 elementos nós podemos aumentar em nós a sensação de bem-estar e nos sentirmos mais felizes. É importante observar que o sentimento de felicidade já está em nós, não precisamos criá-lo. O que vamos fazer é encontrar o caminho que nos leva a ele. A felicidade não significa estar sempre alegre, mas estar bem em qualquer situação, inclusive nas situações desafiantes e incômodas sem estar se culpando e se angustiando”, disse a Profa. Liana.

O conteúdo do minicurso tratará de assuntos como conceito de felicidade e bem-estar, teoria das emoções, noções de neurociência aplicada ao entendimento das emoções, noções e práticas de mindfulness, psicologia positiva, comunicação não violenta, propósito, valores e força de caráter entre outras habilidades que auxiliam as ações no dia a dia.

O curso contará com a participação de diversos profissionais, com aulas ministradas por: Liana Filgueira (especialista em Psicologia Positiva), Maíra Cordeiro dos Santos (especialista em linguística), Simone Cabral (psicóloga), Valdiney Gouveia (psicólogo) e Thiago Aquino (psicólogo).

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Liana Filgueira, ao final do curso espera-se que os participantes ampliem o autoconhecimento e a autoaceitação com amorosidade, reconhecendo suas qualidades e valores; consigam administrar da melhor forma suas emoções; sintam-se mais seguros para construir um caminho pessoal alinhado com seus valores e objetivos; encontrem seu propósito de vida; construam e/ou mantenham relacionamentos positivos apoiados em uma comunicação mais assertiva, com maior respeito ao próximo e consigam ressignificar os momentos desafiantes que possam estar passando, gerando, assim, um maior sentimento de bem-estar em suas próprias vidas.

Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no perfil de Instagram @afelicidadeestaaqui.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia