Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 100 vagas para cursos EaD de Formação Inicial e Continuada do CAVN

UFPB oferta 100 vagas para cursos EaD de Formação Inicial e Continuada do CAVN

publicado: 19/01/2024 11h28, última modificação: 19/01/2024 11h28
Inscrições podem ser realizadas até 16 de fevereiro

Foto: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de educação a distância (EaD), ofertadas pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), situado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). Estão sendo oferecidas 100 vagas, distribuídas entre os cursos de Horticultor Orgânico e Avicultor.

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas de 05 de janeiro a 16 de fevereiro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, no link: www.cavn.ufpb.br/inscricao, preenchendo o formulário disponibilizado.

O curso de Horticultor Orgânico (160 horas) é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º a 5º) e que tenham 15 anos ou mais. Já o curso de Avicultor (160 horas) é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental I (1º a 5º), e que também tenham 15 anos ou mais. Não é permitida a inscrição em dois cursos ao mesmo tempo.

Serão disponibilizadas 5% do total de vagas de cada curso para Pessoas com Deficiência. Também há vagas para as cotas para egressos de escola pública, condição de renda e etnias. De acordo com o disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, no Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e na Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação, o CAVN reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso para candidatos egressos de escolas públicas, sendo metade reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e a outra metade reservada para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda.

Dentro dos 50% de vagas reservadas tanto para candidatos egressos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, quanto para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda, haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e os não autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A forma de seleção será por ordem de inscrição, considerando-se as cotas específicas dos inscritos. O CAVN divulgará o Resultado Preliminar no endereço eletrônico www.cavn.ufpb.br, no dia 20 de fevereiro de 2024, bem como a lista de candidatos em lista de espera.

Quem desejar interpor recurso contra o Resultado Preliminar poderá fazê-lo nos dias 21 a 23 de fevereiro. O resultado dos recursos e o Resultado Final do Processo Seletivo serão publicados no dia 26 de fevereiro de 2024, no endereço eletrônico www.cavn.ufpb.br. O resultado da segunda chamada será publicado no dia 29 de fevereiro de 2024, no mesmo endereço.

A matrícula dos classificados na 1ª chamada do Processo Seletivo acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, presencialmente, na Secretaria do CAVN, em Bananeiras. Ou à distância, por meio do envio da documentação para o e-mail: sec.cursos.cavn@gmail.com. Já a matrícula dos candidatos classificados na segunda chamada acontecerá entre os dias 01 a 04 de março de 2024.

Mais informações podem ser obtidas no edital nº 01/2024.

Texto: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro