Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 120 vagas para afastamento de servidores para programa de pós-graduação e estágio pós-doutoral
conteúdo

Notícias

UFPB oferta 120 vagas para afastamento de servidores para programa de pós-graduação e estágio pós-doutoral

publicado: 19/12/2022 16h22, última modificação: 19/12/2022 16h22
Edital é destinado a servidores interessados em afastamento para cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado no ano de 2023

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital para abertura de processo seletivo de fluxo contínuo para concessão de afastamentos para programa de pós-graduação stricto sensu e estágio pós-doutoral aos servidores técnico-administrativos. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas.

O edital será vigente apenas para os afastamentos que se iniciem em 02/01/2023 a 31/12/2023. Os servidores técnico-administrativos deverão protocolar o pedido de inscrição com antecedência mínima de 60 dias e máxima de 120 dias do início do afastamento. O candidato deverá submeter o pedido à Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP/Progep), por processo eletrônico no SIPAC, anexando a documentação requerida em edital.

O intuito com este edital é selecionar e classificar servidores técnico-administrativos interessados em se afastar integralmente das atividades da UFPB para realização de cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado no ano de 2023. O afastamento para pós-graduação stricto sensu e estágio de pós-doutorado dos servidores deverão estar previstos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFPB, observando a necessidade de desenvolvimento a ser atendida com o afastamento enviado pela unidade do servidor. Da mesma forma, deverá estar alinhado à área de atribuição do cargo efetivo, cargo em comissão ou função de confiança do servidor, ou ainda à área de competências da sua unidade de exercício ou instituição.

Somente poderão ser deferidas solicitações de afastamento no país para cursar programas de pós-graduação stricto sensu aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O afastamento será concedido para a participação em programas de pós-graduação stricto sensu no exterior mediante qualidade atestada por meio de classificações ou acreditações internacionais, cabendo ao servidor, após o encerramento do programa, encaminhar à Progep o diploma devidamente reconhecido por meio da Plataforma Carolina Bori do Ministério da Educação.

Os afastamentos para participar de ações de desenvolvimento observarão os prazos dispostos no edital: mestrado, até vinte e quatro meses; doutorado, até quarenta e oito meses; e pós-doutorado, até doze meses. São critérios de desempate na classificação: a maior nota na última Avaliação de Desempenho; o maior tempo de serviço efetivo na UFPB; e a maior idade.

Os afastamentos dos servidores técnico-administrativos estão condicionados à possibilidade de seus pares assumirem as atividades durante o período de afastamento, garantindo a continuidade das ações da unidade. Além disso, dentre os requisitos, é preciso apresentar entre os documentos autorização de afastamento pelo chefe imediato do setor de trabalho, com anuência do gestor superior, ratificando o interesse da unidade na atividade proposta pelo requerente, avaliando a compatibilidade entre a solicitação e o planejamento dos afastamentos de toda força de trabalho da unidade.

Os procedimentos, requisitos, informação sobre formulário e outros detalhes estão disponíveis no edital. Todas as informações relativas ao presente edital estarão disponibilizadas na página da Progep.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB