Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 57 vagas para mestrado e doutorado em Linguística

UFPB oferta 57 vagas para mestrado e doutorado em Linguística

publicado: 26/12/2022 10h11, última modificação: 26/12/2022 10h11
Publicado edital do processo seletivo para ingresso em 2023.2

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital 05/2022, que regula o Processo Seletivo para 36 vagas de mestrado e 21 vagas de doutorado, para ingresso no semestre 2023.2. As inscrições acontecerão no período de 06/02/2023 a 06/03/2023, exclusivamente por meio da plataforma Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O Proling é o único Programa de Pós-Graduação em Linguística no Norte-Nordeste com conceito 6 da CAPES, em uma escala de 1 a 7.

Conforme o edital, 20% das vagas de mestrado e 20% das vagas de doutorado, o que corresponde a 07 vagas de mestrado e 04 vagas de doutorado, serão destinadas aos candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais, estes últimos descritos nos termos do Decreto nº 6.040 de 7 de fevereiro de 2007.

As vagas são distribuídas entre as duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa descritas no edital. As linhas de pesquisa são: Diversidade e Mudança Linguística; Linguagem, sentido e cognição; Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico; Linguística Aplicada; e Discurso e Sociedade.

Aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Linguística também ofertará, para o período 2023.1, 50 vagas para matrículas em disciplinas isoladas na categoria de aluno especial. 20% das vagas estão reservadas para candidatos autodeclarados e oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser realizadas no período de 19/01/2023 a 04/02/2023, por meio do Sigaa. Cada candidato a aluno especial poderá se candidatar em apenas uma disciplina. A aceitação de aluno especial fica condicionada à aprovação pelo docente de cada disciplina. A disponibilidade de vagas por componente curricular está indicada no edital do processo seletivo.