Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta curso a gestores municipais sobre fomento ao turismo com preocupação ambiental
conteúdo

Notícias

UFPB oferta curso a gestores municipais sobre fomento ao turismo com preocupação ambiental

publicado: 14/11/2023 16h08, última modificação: 14/11/2023 16h10
Inscrições gratuitas abertas até 21 de novembro

141120231.jpg

O planejamento da atividade turística deve estar aliado às preocupações ambientais e econômicas. Neste contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições para o III Curso de Municipalização do Meio Ambiente e do Turismo na Paraíba, destinado a capacitar gestores e representantes de municípios paraibanos sobre os mecanismos de gestão ambiental municipal e do turismo para o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas nas áreas.

O curso vai ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro (manhã e tarde) nos auditórios do Departamento de Geociências e do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus I da UFPB, na cidade de João Pessoa. Estão programadas atividades práticas e teóricas.

Podem participar da capacitação gestores municipais e servidores das Câmaras Municipais, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Turismo, além de membros dos Conselhos de Meio Ambiente e de Turismo dos municípios de Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mataraca, Pedro Régis, Rio Tinto, Sapé e Sobrado.

As inscrições podem ser realizadas até 21 de novembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Para cada prefeitura são ofertadas quatro vagas, e para cada Câmara Municipal mais duas vagas. A capacitação busca estimular os municípios a criarem ou aprimorarem a estrutura existente para as áreas do meio ambiente e turismo.

O conteúdo da capacitação engloba temas como a importância de pensar a gestão ambiental e turística em nível municipal, vertentes do turismo, políticas públicas, estruturação de secretaria e conselho municipal de turismo, como estruturar um plano municipal de turismo. Além de tópicos de meio ambiente como a estruturação de um sistema municipal de meio ambiente, conselho e fundo municipal de meio ambiente, licenciamento ambiental, fiscalização e como estruturar um plano ambiental municipal.

Haverá também um Painel de Boas Práticas para que os municípios apresentem ações que estejam sendo executadas ou planejadas para as áreas de meio ambiente e de turismo.

A abertura do curso contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e da Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa (SETUR).

O curso é realizado pelo Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (Laplag) do Departamento de Geociências da UFPB, dentro das atividades do projeto de extensão “Municipalização do meio ambiente e do turismo: a capacitação de gestores públicos municipais (Ano IV)”. O projeto é coordenado por Henrique Gutierres, Geógrafo do Departamento de Geociências, e conta com a vice-coordenação de Ilana Kiyotani, docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

A equipe conta ainda com as graduandas Ana Catarina Nascimento e Maria Eduarda Paiva, do curso de Engenharia Ambiental, Ellen Madeiro do curso de Geografia, e Maria Barros, Geógrafa do Ministério Público da Paraíba, como colaboradora externa.

Segundo Henrique Gutierres a capacitação é importante uma vez que o poder público da gestão municipal necessita de uma capacitação técnica contínua (recursos humanos habilitados para a análise e proposição de soluções), tecnológica (uso de equipamentos e materiais tecnologicamente atualizados) e operacional, visando a estruturação de órgãos para as áreas de meio ambiente e de turismo.

“O turismo num município deve ser pensado em todo seu território, áreas urbanas ou rurais, incluindo todos os aspectos que compõem o meio ambiente. Logo, cada área tem suas características particulares e suas potencialidades e necessidades individuais. E a gestão ambiental municipal se faz necessária para o setor de turismo, bem como outros setores e atividades na realidade municipal”, disse Henrique Gutierres.

A expectativa dos realizadores é que a capacitação possibilite a estruturação e implementação dos mecanismos de gestão municipal ambiental e turística, com a assessoria da equipe do projeto de extensão da UFPB, durante todo período de execução, a exemplo do Fundo Municipal de Meio Ambiente e de Turismo, Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Turismo, Licenciamento ambiental municipal, legislação ambiental e de turismo local, Educação Ambiental etc.

“E que tenha como resultado o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas nas áreas de meio ambiente e de turismo, que possam gerar benefícios ao poder público, ao turismo, ao setor empresarial, às atividades econômicas no município e à população local”, complementou Gutierres.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail laplag.ufpb@gmail.com.

***
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB