Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ofertará curso de formação docente e técnico-administrativa voltado à inclusão e acessibilidade

publicado: 30/01/2024 11h41, última modificação: 30/01/2024 11h41
O curso é voltado para docentes e servidores técnico-administrativos de todos os campi da UFPB

Foto: Drazen Zigic/Freepik

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ofertará o curso “Formação docente: Desafios e possibilidades para a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior”. O projeto é coordenado pela professora Lisiê Martins, do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB, no Centro de Educação (CE), e realizado em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), assessoria vinculada à Reitoria da UFPB.

Devido à nova parceria com a Progep, o curso agora possibilitará aos servidores técnico-administrativos de todos os campi se inscreverem. Antes, era destinado apenas aos docentes.

Anteriormente, o curso era ofertado na plataforma Moodle, em parceria com a Superintendência de Educação à Distância (Sead). A novidade é que o curso será institucionalizado e disponibilizado na plataforma da Progep, o que ajudará na divulgação, uma vez que estará a cargo do órgão responsável por capacitar os servidores.

Apesar das mudanças, o objetivo continua sendo promover o aperfeiçoamento de práticas, tanto pedagógicas, quanto técnicas, no que tange às políticas de inclusão educacional do país, que proporcionam o acesso nos serviços de pessoas com deficiência em vários ambientes, dentre eles, a Universidade. De acordo com o Coordenador do CIA, Rafael Monteiro, o curso traz um conteúdo extremamente importante para os servidores técnico-administrativos na sua prática diária, e para os docentes na sua abordagem pedagógica de ensino e aprendizagem.

“Por meio de uma ação formativa, tanto aos docentes quanto aos servidores, também se pretende fomentar o processo de inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. Apontando os desafios, as possibilidades que saem dessa prática docente e também do servidor, para a promoção da inclusão educacional desses estudantes. Também discutir essas estratégias não apenas didático-pedagógicas, mas também sobre como um servidor técnico-administrativo pode e deve atender à pessoa com deficiência que chegar na sua unidade e então adentramos em ações realizadas pelo curso, que envolvem as questões conceituais, as questões e tecnologias assistivas voltadas às adaptações”, relatou o coordenador.

Quando iniciarem, as inscrições poderão ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

Para mais informações, os servidores e docentes podem entrar em contato com o CIA por e-mail (cia@reitoria.ufpb.br), além do número 3216-7739, que também é um Whatsapp institucional. Também é possível contactar o CIA pelo Instagram.

Texto: Vinícius Marantz
Edição: Aline Lins