Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
conteúdo

Notícias

UFPB participa da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

publicado: 05/04/2024 17h17, última modificação: 05/04/2024 17h48
Vice-reitora representou a Instituição na abertura da etapa pessoense evento nesta quinta (4)

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, participou da abertura da etapa pessoense da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação  - I CECTI. A solenidade de abertura desta fase da Conferência, cujo tema geral é ‘Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável’, ocorreu nesta quinta-feira (4), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). 

Além da vice-reitora da UFPB, a formação da mesa de abertura contou com a presença do Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Cláudio Furtado, que é também docente da UFPB, além do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Antônio Guedes Rangel Júnior. O Diretor Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Alberto Amorim, bem como integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outros representantes de instituições de educação superior e de pesquisa que atuam na Paraíba, também compuseram a mesa de abertura do evento. 

Durante sua fala, a Vice-reitora Liana Filgueira apontou algumas das contribuições da UFPB no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, além das ações em sustentabilidade, a exemplo do título de Universidade Sustentável, conquistado recentemente. A Universidade, ao longo dos últimos anos, destacou-se entre as instituições de todo o Brasil que mais registraram patentes e softwares no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Além disso, a gestora também lembrou do papel da Universidade como celeiro de startups e empresas juniores locais, que deverá ser ainda maior com o anúncio do Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITec), equipamento da UFPB a ser construído no bairro do Castelo Branco, e da Unidade Embrapii no Campus I. 

“A Universidade Federal da Paraíba está extremamente engajada no progresso da ciência, tecnologia e inovação através de investimentos em pesquisa e extensão, parcerias com instituições públicas e privadas visando contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, do nosso país e contribuir para um mundo melhor. É importante termos em mente que o desenvolvimento não pode estar dissociado do nosso ambiente, temos que buscar sempre a sustentabilidade nas nossas ações. A UFPB é hoje a 3ª maior Universidade do Nordeste, contando com diversos pesquisadores, professores e técnicos de referência. Nós temos que levar nosso conhecimento para além dos nossos muros. Contem conosco, estamos de portas abertas e queremos ampliar nossas parcerias para que todos nós possamos crescer cada vez mais, juntos”, afirmou a Professora Liana Filgueira. 

Sobre a I Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia

A 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - I CECTI é uma das fases preparatórias da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Conferência Estadual – que foi dividida em três etapas, nas cidades de Sousa, Campina Grande e João Pessoa – busca dialogar com a sociedade sobre as prioridades relacionadas à CT&I para o Estado da Paraíba e assim, sistematizar contribuições para o debate sobre o tema.

O evento, que terminou nesta sexta-feira (5), foi promovido pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties-PB) e tem a UFPB entre os parceiros.

 Para mais informações, consulte o site do evento.

***
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Adrielle Macena
Ascom/UFPB