Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com mais de 50 projetos
conteúdo

Notícias

UFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com mais de 50 projetos

publicado: 22/11/2023 18h57, última modificação: 27/11/2023 10h13
Espaço Cultural José Lins do Rêgo recebe o evento a partir desta quinta-feira (23)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai levar mais de 50 projetos e outras ações, que envolvem inovação, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade nas mais diversas áreas do conhecimento para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece entre os dias 23 (quinta) e 25 (sábado) deste mês, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com entrada franca. O tema do evento deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Os projetos da UFPB estarão em estandes do Espaço Universidades, que poderão ser visitados pelo público à tarde, das 14 às 18h, durante os três dias de evento. Para a abertura da Semana, mais participação da UFPB, com a banda Rubacão Jazz, do Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), que se apresenta às 18h30 no Teatro Paulo Pontes, equipamento que fica no interior do Espaço Cultural. 

De acordo com a professora Berla Morais, Pró-reitora de Extensão (Proex), a UFPB vai disponibilizar, na quinta (23) e na sexta (24), transporte aos estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária para o evento. Os veículos sairão da entrada do prédio da Reitoria, no Campus de João Pessoa, às 13h30, sem realizar paradas no percurso. 

Entre os Centros de Ensino da UFPB envolvidos está o Centro de Energias Renováveis (CEAR), que vai participar com cerca de 10 projetos desenvolvidos na Universidade. Entre eles, o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), espaço multidisciplinar de modelos tridimensionais, e o “Fórmula Elétrico”, que vai levar para o evento um veículo elétrico de competição construído por alunos da UFPB. 

O Centro de Tecnologia (CT) participa com os projetos ‘Motorius UFPB’, ‘UFPBaja’ e outros. Ambos têm o objetivo de permitir, aos seus integrantes, projetar e construir protótipos de veículos – uma moto, no caso do Motorius, e um veículo off-road, no caso do UFPBaja – para competições universitárias, que também serão exibidos ao público na ocasião. 

A Olimpíada Paraibana de Matemática, realizada pelo Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), é outra iniciativa da UFPB na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As provas da competição, que tem o objetivo de identificar e premiar jovens talentos da matemática, serão realizadas no sábado (25), com alunos da rede pública do ensino básico. 

Também do CCEN, mais especificamente do Departamento de Química deste centro, o projeto de extensão “Mares Sem Plástico” chega à Semana com a exposição interativa “Além do Mar”, na qual os visitantes poderão criar artes com resíduos plásticos retirados de praias da Paraíba. 

Confira a lista completa dos projetos e iniciativas dos demais centros de ensino da UFPB, da capital e do interior, bem como das demais Instituições de Ensino que estarão no Espaço Universidades. 

Espaço Startups

O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) estará presente no Espaço Startups com o “Grupo PETI”, este que busca fomentar educação e inovação empreendedora no âmbito acadêmico da UFPB, e que estará apresentando ações realizadas no âmbito do grupo, como cursos de inovação, nivelamento em propriedade intelectual e ações em conjunto com empresas juniores da UFPB.

Segundo a Diretora-presidente da Inova/UFPB, professora Kelly Gomes, neste espaço também estarão presente dez startups incubadas da Inova UFPB, como o “LabFilme”, um laboratório de síntese e caracterização de filmes finos e desenvolvimento de materiais aplicado às energias renováveis, e o “Programa I2E”, que é um programa de inovação e educação empreendedora vinculado às escolas da rede pública de João Pessoa, fomentando ações de empreendedorismo junto aos alunos do ensino fundamental e médio.

A Inova também acompanhará os inventores da Universidade no evento, que apresentarão ao público suas tecnologias desenvolvidas na UFPB. 

Para a docente, é muito importante a participação da UFPB, pois “possibilita que a comunidade externa, principalmente o grupo estudantil, possa ter um contato maior com tudo que é desenvolvido na nossa Instituição, e isso abre novas perspectivas para os estudantes”.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB