Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de lançamento do Hub de Inovação Farol Digital

UFPB participa de lançamento do Hub de Inovação Farol Digital

publicado: 13/12/2022 13h24, última modificação: 13/12/2022 13h25
A universidade integra rede colaborativa que já conta com 40 atores do ecossistema de inovação

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), participou nesta segunda-feira (12) da solenidade de lançamento do Hub de Inovação Farol Digital, iniciativa do Sebrae-PB que tem por objetivo transformar João Pessoa em um expoente de inovação, estimulando ideias e fomentando as empresas locais. O evento aconteceu no Sesc Cabo Branco, na capital paraibana.

A expectativa é que o Hub, que já está em atuação, seja um ecossistema de inovação produtivo que visa desenvolver e melhorar soluções, fortalecer e promover conexões com startups, investidores e clientes. Para isso, conta com a participação de 40 atores do ecossistema de inovação local, como organizações, instituições ligadas à educação, órgãos governamentais e da iniciativa privada, nomeados de eixos .Gov (governo), .Com (empresas), .Org (instituições de fomento), e .Edu (instituições de ensino). A UFPB integra o eixo da educação do Farol Digital.

A presidente da Inova UFPB, Profa Kelly Gomes da Silva, e o Agente de Inovação da Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico, José Bezerra Honório, estiveram presentes na solenidade de lançamento. Também participaram da solenidade de lançamento o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o Vice-Prefeito Leo Bezerra; o Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e docente da UFPB, Guido Lemos; o Presidente do TRT 13ª Região Desembargador Leonardo Trajano; a Reitora do IFPB Mary Roberta Marinho; Luiz Alberto Amorim, Diretor Técnico do Sebrae-PB; o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, Rubens Freire, dentre outros.

Além Sebrae-PB e da UFPB, estão entre os participantes do Hub a Prefeitura de João Pessoa, o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região, a Câmara Municipal, Senai e diversas empresas voltadas para inovação, com atuação local. Parceiros que ao longo dos últimos meses estiveram reunidos e participaram de workshops para a formação do Hub de inovação em João Pessoa.

De acordo com a professora Kelly Gomes, o Hub é um ambiente de inovação formado por todos os setores da nossa sociedade com o intuito de fomentar a inovação e o empreendedorismo na Paraíba. “Por meio do Hub se deseja estimular a criação e consolidação de empreendimentos inovadores em nosso Estado nas mais diversas áreas temáticas. Para isso tem o apoio de Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), empresas governamentais, mas principalmente de indústrias, comércio e serviços. O foco é o crescimento econômico do nosso Município e Estado”, disse.

O ecossistema de inovação permite a conexão de pessoas, de modo que se possibilite a criação e desenvolvimento de ideias, gerando e impulsionando negócios inovadores. Além de impactar a cultura e economia locais, o Hub se configura como um espaço no qual os empreendedores podem ter auxílio na estruturação de seus negócios inovadores, possibilitando, ainda, o networking e oportunidade de trocas com potenciais investidores, grandes empresas e mentores.

Na solenidade de lançamento, o consultor Marcos Suassuna, do Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI) proferiu uma palestra sobre Hubs de Inovação e falou sobre tudo que foi construído até o momento pelo Farol Digital.

Durante o evento a Profa Kelly Gomes participou de um painel, junto a representantes do SEBRAE, IFPB, empresa MVarandas e o Prefeito Cícero Lucena, que tratou das possibilidades de desenvolvimento de empresas e tecnologias a partir do Farol Digital.

UFPB no Farol Digital

De acordo com José Bezerra Honório, Agente de inovação da INOVA, a UFPB tem participado do Hub desde o início de seu planejamento junto ao Sebrae-PB, e teve representantes desde as primeiras reuniões para estruturar e elaborar a proposta e as ações a serem operacionalizadas. Ele ainda acrescenta que em breve será lançado um pacto pela inovação que está em construção pelos participantes,

“O Hub é mais uma oportunidade que a UFPB tem para fixar nossos egressos de graduação e pós-graduação no mercado de trabalho local, evitando a evasão de profissionais qualificados. De outra forma, o Hub também possibilita conexões para o desenvolvimento de tecnologias e patentes de forma colaborativa, aproximando a Universidade das demandas das organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Além disso as startups incubadas pela Inova passam a ter acesso ao ecossistema de inovação local”, declarou José Bezerra

A UFPB está representada no Farol Digital pela Inova UFPB, com atuação da Prof. Kelly Gomes, do Diretor de Transferência Raphael Beirigo e de José Bezerra Honório como Agente de Inovação. Há ainda representações do Centro de Energias e Alternativas Renováveis (CEAR), com o Prof. Euler Macedo; Centro de Informática (CI) com o Prof Lucídio Cabral, e do LabGov do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com o Prof James Vieira.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins