Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de mesa-redonda sobre Forró e Educação durante o IV Encontro Nacional de Forrozeiros

publicado: 15/12/2021 14h24, última modificação: 15/12/2021 15h49
Momento faz parte do IV Encontro Nacional de Forrozeiros, em João Pessoa

WhatsApp Image 2021-12-15 at 15.43.53.jpeg

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integrou a Mesa-Redonda “Forró e a Educação”, na manhã de hoje (15), na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural. O momento faz parte da programação do III Fórum Nacional do Forró de Raiz e do IV Encontro Nacional de Forrozeiros que acontecem na capital paraibana até o dia 17 de dezembro. Na ocasião a UFPB foi representada pela Vice-Reitora, Profª Liana Filgueira.

Além da Vice-Reitora participaram da mesa-redonda os professores Helinho, José Cristóvão de Andrade, Piva, além de Rafael Magnata e dos músicos Sandrinho Dupan e Silvério Pessoa, com mediação de Salatiel D´Camarão. Durante o evento, a Profª Liana destacou a importância cultural do forró e disse que a UFPB está aberta a ouvir as demandas que visem fortalecer as políticas voltadas para o desenvolvimento dessa cultura.

O evento é coordenado pela presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves, responsável pelo início do processo de salvaguarda das matrizes do forró que resultou no Registro como Patrimônio Cultural do Brasil no último dia 09, durante a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

IMG_3391.jpeg

Joana reafirmou a importância do ritmo para a cultura brasileira: “Nós temos que valorizar a nossa cultura, a gente não tá preparado para defender os nossos direitos enquanto cultura, enquanto educação, é o momento da gente começar a pensar nisso”, disse ela, que ainda propôs a formação de um grupo de trabalho para traçar os objetivos para a valorização do forró nos próximos 10 anos.

Para a Vice-Reitora, é essencial reconhecer a atuação dos organizadores do Encontro Nacional de Forró, uma cultura nordestina enraizada e tradicional, além da iniciativa de incluir a universidade no diálogo junto com profissionais especializados na área de música, arte e cultura.

Foi muito interessante por que o direcionamento foi para algo prático, para a ação, que é fazer um plano de trabalho e registrá-lo para que seja colocado em prática e utilizado como uma ferramenta de luta e de orientação para onde se vai caminhar a fim de trazer o forró para dentro das escolas, como uma prática, dentro das ementas das disciplinas, da escola básica até a universidade. Então, é algo bastante abrangente e que só fortalecerá mais ainda o que hoje já é um patrimônio cultural imaterial, que é o forró”, disse a Vice-Reitora.

O público do evento foi formado por representantes de 14 estados brasileiros que estão reunidos em João Pessoa desde o dia 13 de dezembro para discutir políticas públicas e ações concretas para a preservação do gênero musical. Além de mesas-redondas, o IV Encontro Nacional de Forrozeiros e o III Fórum Nacional do Forró de Raiz reúnem uma programação que conta com oficinas, grupos de trabalho, plenárias, exibição de filmes, aula espetáculo, dentre outros, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

IMG_3419.jpeg

Reportagem: Elidiane Poquivique