Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa do Encontro do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

A vice-reitora Bernardina Freire representou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.
publicado: 03/01/2018 10h15, última modificação: 11/04/2019 09h44

A vice-reitora Bernardina Freire representou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

O evento reuniu 88 gestores e representantes de Instituições de Educação Superior (IES), das quais 46 eram públicas e 21 particulares, de todas as regiões brasileiras. O objetivo foi a troca de experiências acerca do tema da Educação em Direitos Humanos, entre membros da rede instituída pelo Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos (PNUDH), do qual a UFPB é signatária.

No encontro, os participantes discutiram sobre as ações realizadas em suas respectivas instituições e os desafios para o próximo ano de trabalho, considerando a perspectiva dos cinco eixos do pacto: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência comunitária.

A vice-reitora da UFPB avaliou que o encontro foi bastante produtivo e uma oportunidade para apresentar os avanços da instituição na promoção dos direitos humanos. “Esses dois dias de debate e reflexão também foram importantes porque trouxeram, a partir das experiências relatadas por outras IFES, contribuições para aperfeiçoarmos o Plano de Ação do Pacto na universidade”, complementou Bernardina Freire.

Pacto

PNUDH(link is external) é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania que visa superar a violência, o preconceito e a discriminação no ambiente universitário, por meio da promoção de atividades educativas e de defesa dos direitos humanos nas IES.

O Pacto baseia-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e na Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros instrumentos e convenções, nacionais e internacionais, asseguradoras do direito à educação a todos e da promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Conforme o Acordo de Cooperação(link is external) assinado pelas instituições, o PNUDH tem o objetivo de apoiar a implementação da Educação em Direitos Humanos, por intermédio da conjugação de esforços das participantes, de modo a possibilitar a inserção de conhecimentos, valores e práticas convergentes nos cursos de graduação e pós-graduação, a partir dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) e dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos cursos das IES.

ACS